Obras dos Centros de Artes e Esportes Unificados seguem em ritmo avançado

Planejamento e Orçamento
22/06/2016 17h21

Resgatar a cidadania no intuito de melhorar a vida da população por meio do investimento em obras.  Esse é o objetivo da Prefeitura de Aracaju, com a implantação dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEU), nos bairros 17 de Março e Olaria por meio de convênio com o Ministério da Cultura. Na manhã desta quarta-feira, 22, o secretário municipal do Planejamento, Igor Albuquerque, realizou uma visita técnica na unidade do 17 de Março acompanhado da secretária da secretária municipal da Família e da Assistência Social, Maria do Carmo Alves, a secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, e outros gestores.

Com uma de sete mil e outra de dez metros quadrados de praça,  a população terá acesso a programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais e políticas de prevenção à violência e inclusão digital. "O CEU é mais uma conquista da gestão  e  o projeto tem dado resultados em outras regiões do país. Hoje viemos conferir o andamento das obras que seguem dentro do planejado e 80% dos equipamentos estão prontos para serem instalados. A visita é válida, pois é uma forma de cada pasta envolvida tomar conhecimento das necessidades. Estou muito satisfeito em saber que em breve a comunidade poderá usufruir das ações desta unidade", destacou Igor Albuquerque.

O local receberá ainda um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para colaborar com uma assistência qualificada às famílias. "Oferecemos no 17 de Março uma assistência em uma estrutura volante que garante o acesso aos benefícios socioassistenciais e agora, vamos ampliar o atendimento. É uma grande obra que vai beneficiar a comunidade e moradores de regiões próximas", disse Maria do Carmo Alves.

"O 17 de Março terá o maior Centro de Esporte e Artes de Sergipe, com recursos do governo federal. Ele terá pista de skate, cinema, teatro, além de ações de outras secretarias. Fazemos as reuniões mais para ouvir do que falar. Enquanto as obras estão em andamento, várias oficinas  estão sendo realizadas voltada na conscientização da comunidade a respeito da importância do CEU", ressaltou o coordenador de implantação dos CEU em Aracaju e assessor especial da Seplog, Roberto Góes.

Responsável pela parte cultural do projeto, a Funcaju irá coordenar o cineteatro, sala de exposição, a biblioteca e o telecentro. " É uma obra grandiosa e a comunidade poderá colher muitos frutos a partir daqui. Mais de 2.500 livros foram comprados para abastecer a biblioteca e 100 filmes irão enriquecer este trabalho", justificou Aglaé Fontes.

A segurança da área será de responsabilidade da secretaria da Defesa Social e da Cidadania. "Estamos acompanhando o projeto e o local terá toda a segurança necessário por meio da guarda municpal", concluiu Georlize Teles.