Caravana Saúde Aracaju realiza mais de 480 atendimentos na feira do Augusto Franco

Saúde
23/06/2016 11h53

Dando continuidade aos serviços de promoção à saúde, a Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal e Saúde (SMS), realizou, na tarde desta quarta-feira, 22, mais uma edição da Caravana Saúde Aracaju na feira livre do conjunto Augusto Franco. Durante a ação, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante contabilizou 384 testes rápidos realizados, sendo sete reagentes para sífilis e um para Hepatite B. As equipes da SMS registraram ainda 102 aferições de pressão arterial, chegando ao total de 486 atendimentos. Todas as pessoas que apresentaram alterações nos exames foram encaminhadas para as Unidades de Saúde da Família (USFs) mais próxima de sua residência.

A apoiadora da região, Leyde Rayane Britto, acompanhou toda a ação e destacou a importância de atender uma comunidade com demandas tão quantitativas. "Essa é uma comunidade muito grande, e aqui na feira a gente está oferecendo mais uma alternativa para a população cuidar da saúde, em especial os feirantes ".

A aposentada, Maria Pastora Santana, de 68 anos, elogiou a iniciativa da SMS. "Essa já é a segunda feira que eu vou e as equipes estão fazendo esse serviço. Já verifiquei minha pressão, vi que está tudo bem e já volto para minha barraca com tranquilidade sabendo que estou com a saúde em dia. A gente que passa o dia todo de feira em feira, poder tirar um tempinho para se cuidar é muito bom", afirmou.

O feirante Waldissson Aragão Graciano ressaltou a importância de estar sempre preocupado com a saúde. "Homem tem o péssimo hábito de não querer se cuidar, a gente vai deixando e quando vê o problema já está grande. Já que a Caravana Saúde Aracaju está aqui pertinho oferecendo tudo de graça, decidi fazer logo os testes e pela primeira vez. É muito boa essa iniciativa e muito importante pra gente", disse.