Segundo dia do São João é Coisa Nossa tem participação do público

Cultura
23/06/2016 11h52

O segundo dia de realização do "São João é Coisa Nossa",  foi de animação e participação do público, que compareceu à Praça General Valadão, onde está instalado o arraial. O projeto, que está resgatando as tradições juninas, é uma idealização da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). O espaço está concentrando turistas e sergipanos que querem se divertir através da verdadeira autenticidade do forró pé de serra e o sentido do São João, num clima de tranquilidade.

Um Trio Pé de serra abriu os festejos da tarde de ontem. Júnior do Acordeom dedilhou a sanfona e esquentou os foles. No triângulo, Ruitê e na zabumba, Tererê. "Mantemos a nossa autenticidade. O forró verdadeiro é o pé de serra. É uma satisfação ver o público cantando e dançando com a gente", disse.

O trio também motivou o público, registrando uma interação. Dona Jô, uma senhora de 70 anos, pediu licença ao apresentador Pierre Feitosa e tomou conta do palco. Ela cantou toadas e músicas de Luiz Gonzaga. Jô deixou claro que já foi vaqueira. Ao ser inquirida se costumava soltar busca-pé, explicou que não, mas se ajeitava no bacamarte. A plateia a aplaudiu.

A quadrilha junina Apaga Fogueira Mirim deu um show à parte. Formada por crianças de 2 a 11 anos, brincou com o público que se encantou em ver a criançada inteirada nos passos. Fundada em 1982, o grupo tem como presidente Ana Maria Santos. A marcação ficou por conta de Josino Ananias, que conduziu os 20 meninos e meninas no arrasta-pé. O grupo, que busca preservar a tradição, utilizou um figurino simples, como vestidos de chita, sandálias em couro e chapéus de palha. O tema foi "Valorização da identidade cultural através dos folguedos".

De acordo com a presidente Ana Maria, o tema aborda diversas manifestações culturais através da dança e representações, valorizando a ludicidade infantil. O casamento caipira também foi representado pela quadrilha mirim. Os noivos Chiquinho e Chiquinha disseram sim ao padre, depois de muita relutância.

Já entrando à noite, outro trio também deu uma "palhinha" para o público que embarcou no forró Pé de serra. O arraial se transformou numa grande casa, abrigando uma enorme família. A animação ainda correu solta. "E num é" que o apresentador Pierre Feitosa foi desafiado para cantar e também deu um show?

 

Prestígio

O aposentado José Oliveira Santos, 77 anos, retornou à Praça para prestigiar o São João é Coisa Nossa. "Vim no primeiro dia e gostei muito. Retornei para aproveitar e dançar bastante. É um forró muito bom e a gente se diverte a vontade, sem o medo de levar um empurrão ou encontrar arruaceiros", comentou.

A auxiliar de escritório Joseneide Santos da Silva, 43 anos, também retornou ao arraial. "Amei o primeiro dia. Voltei porque é um espaço que a gente pode dançar tranquila, além das brincadeiras de advinhas. Isso é que é forró, a sanfona, o triângulo e a zabumba. Aqui, o couro come", especificou.