Estudantes recebem certificado de Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

Educação
23/06/2016 14h55

Mais uma parceria de sucesso tem mudado a vida dos estudantes da rede municipal de Educação de Aracaju. A prefeitura de Aracaju, por meio da secretaria Municipal da Educação (SEMED), em parceria com a Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), têm colhido os resultados do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O objetivo é conscientizar os jovens sobre drogas e violência, fortalecendo a cultura da paz e a construção de uma sociedade mais segura. Aplicado em mais de 60 países, o Programa completa, em agosto, 15 anos de atuação no Estado de Sergipe e já atendeu mais de 70 mil estudantes.

Na última terça- feira, 21, foi realizada a solenidade de formatura dos 93 estudantes do 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Emef Papa João Paulo II, muita emoção marcou o evento que, pela primeira vez, contou com a presença maciça das famílias. Na oportunidade, os estudantes receberam dos coordenadores do curso, o certificado de aprovação, fizeram o juramento do Proerd, leram as melhores redações- aplicadas ao final do curso- além de terem feito uma bela apresentação musical com paródia sobre a importância Programa.

A diretora da Emef Papa João Paulo II, Silvana Santos Silva, relata sobre a importância do envolvimento da comunidade escolar ao abordar temas que são a realidade de tantas famílias. " Esse é 3º ano que a escola está participando, mas é o primeiro em que as famílias estão presentes, o que mostra que o objetivo foi cumprido. O aluno entendeu que ele pode ser o senhor de suas decisões, suas escolhas, que ele sabe e deve escolher o que é bom e o que é ruim. A gente percebe a transformação no comportamento dos estudantes no dia- a- dia, a melhoria na postura deles. Muito importante essa parceria", destaca.

Membro da coordenação do PROERD, Sargento Prado, explica que o aprendizado promovido por meio do curso será levado para toda a vida pelos estudantes. "O Programa é uma ferramenta fantástica de prevenção ao uso de drogas e à violência. Estamos dando ênfase ao 5º ano porque é a fase de transição da criança para a adolescência. Um trabalho que tem mostrado resultados.  É gratificante quando ouvimos os relatos, inclusive de pais, que estão muito satisfeitos com esse curso, e contam suas histórias mostrando o quanto a vida deles mudou para melhor.

Experiência

A estudante Jamily Larissa Vieira conta sobre o que mais marcou sua experiência com o PROERD. "Foi incrível. Eu pude aprender muito no Programa sobre coisas que eu achava normal, hoje vejo que não são, fazem mal. O que mais me marcou foi conhecer sobre o mal que as drogas causam. Se me oferecem vou negar e sempre que puder vou explicar para outras pessoas que não vale à pena entrar nessa ilusão", explica.

A colega Emilly Tawane de Lima conta que era uma estudante rebelde e que tudo mudou após participar do Programa. "O PROERD mudou tudo em mim porque eu desobedecia aos professores, era muito agressiva e quase todos os dias estava na coordenação. Através do Programa eu melhorei meu jeito de ser e fiz mais amizades, aprendi a respeitar meus colegas", revela.

Pedro Henrique Jesus, também viu sua rotina transformada. "O Proerd me ensinou a não cometer bullying. Eu praticava e nem sabia. Eu sempre brincava com alguns meninos, colocava apelidos e eu não imaginava que isso não era legal. A minha maior lição foi que hoje eu sei respeitar as diferenças", conta.

Orgulho

A mãe ,Tatiane Renildes dos Santos, está formando seu filho, ela fala com emoção sobre a alegria do momento. "Eu considero esse programa muito educativo, ajuda muito no desenvolvimento da criança com o respeito ao próximo, principalmente nesse momento em que vivemos hoje onde os valores estão misturados, então esse é o momento certo de conscientizar as nossas crianças. Estou muito feliz em dividir com ele esse momento", explica.

Ester Maria Silva, também  é mãe de uma estudante e, para ela, o Proerd a aproximou da filha. " Após cada encontro do programa, minha filha chegava em casa cantando, conversando comigo tudo o que acontecia e isso melhorou muito, inclusive, nossa comunicação dentro de casa, o curso nos aproximou. Eu aprendi muito também porque ela me explicava sobre o conhecimento adquirido. Eu me sinto muito orgulhosa porque esse é um Programa que guia minha filha para o bem. Agradeço imensamente", elogia.

 

PROERD

O PROERD é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (PROERD Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia  especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. No PROERD Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam  o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O PROERD Pais é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas.

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de  grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.