Grupo Folclórico é destaque no último dia do São João é Coisa Nossa

Cultura
23/06/2016 18h37

O Grupo folclórico São João na Roça, da cidade de Japaratuba, foi a uma das atrações do último dia do “São João é Coisa Nossa”. Realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Fundação Cultural de Aracaju, o evento transformou o marco zero da capital sergipana, a Praça General Valadão em um verdadeiro arraial.

Marilene Moura, a frente do grupo São João na Roça há mais de 16 anos, explica como as mulheres decidiram resgatar as tradições que haviam sido deixadas para trás. “Esse grupo existia na década de 60 e por um longo período tinha sido esquecido, ninguém brincava ou mesmo cantava as músicas. Nos unimos a fim de reavivar nossa cultura e aqui estamos, trazendo alegria não só para nós mesmas, mas também para quem nos assiste”, disse.

Composto por 18 mulheres, em sua maioria, da melhor idade, o grupo coordenado por Marilene se diz muito feliz em poder participar do São João é Coisa Nossa. “Foi uma honra para todas nós receber o convite da presidente da Funcaju, Aglaé Fontes. Podemos dar nossa contribuição para a disseminação da cultura esquecida por muitos órgãos, mas graças a Deus prezada pela Funcaju”, completa. 

A programação especial garantiu muita diversão e na véspera do dia de São João não foi diferente. Muitos turistas e aracajuanos comparecerem ao evento, que proporcionou não apenas o contato c com a música autêntica e a dança, mas também com o saber, onde através da exposição montada no Centro Cultural de Aracaju os visitantes puderam compreender sobre a história dos nossos festejos juninos.

Bianca Carvalho, natural de São Paulo, veio à capital sergipana pela primeira vez e está muito animada em passar o período junino em nossa cidade. “Já têm muitos anos que quero vir ao nordeste nessa época, os amigos sempre me falaram muito bem. O incrível era que eu não imagina que seria tão bom. Adorei muito o evento aqui na Praça”, afirma.

A diretora de eventos da Funcaju, Maria das Graças Barreto, diz que a sensação é de dever cumprido. “Encerramos esses três dias de festa com a certeza de que pudemos contribuir um pouco para a preservação de nossa cultura. Estamos muito felizes em perceber que o aracajuano reconheceu esse evento como seu”, afirma.

O São João é Coisa Nossa promoveu cerca de 20 atrações, entre elas Trios Pé de serra, Quadrilhas Juninas adultas e infantis e também uma feira de artesanato e comidas típicas.