Emsurb intensifica limpeza dos canais da capital

Serviços Urbanos
27/06/2016 15h25

Com o objetivo de manter a cidade limpa e contribuir para a melhor qualidade de vida de quem mora em Aracaju, diariamente as equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estão nas ruas da Capital através das ações de manutenção ou Mutirões de Limpeza. Entre os serviços realizados, durante o período de maior fluxo de água, em consequência das chuvas de inverno, a limpeza dos canais contribui também para a prevenção de enchentes ao facilitar o fluxo das águas.

No ultimo mês foi realizada a limpeza de mais de 30 locais (os canais da Avenida Visconde de Maracaju, da Avenida Gonçalo Prado, do Médice, do JK, do Japãozinho, do Conjunto Beira Mar, da rua Alagoinhas, entre outros). Segundo dados da Diretoria Operacional da Emsurb (Dirop), desde março deste ano foram realizadas mais de 60 limpezas em canais e agora, com a vinda do período de chuva, os mutirões se intensificam. Para o coordenador de Resíduos Sólidos da Emsurb, Reinaldo de Souza, a limpeza das canais é uma forma de amenizar as consequências do fluxo durante o inverno.

Além manter os canais limpos, a manutenção visa também evitar que os transbordamentos causados pelas obstruções pelo acumulo de lixo alterem a rotina da cidade. Atualmente a Emsurb realiza dois tipos de limpeza: mecanizada (realizada em canais dos bairros de Olaria, Santos Dumont, Ponto Novo e Capucho) e a limpeza pelo método de barragem móvel, realizada no bairro Santos Dumont.

A diferença entre elas é que enquanto a primeira, manual, utilizam-se retroescavadeiras em pequenas secções e escavadeiras hidráulicas ou drag-line nos canais de maior largura, a outra forma de limpeza tem a vantagem da utilização por técnica apurada e eficiente com a possibilidade de aplicação preventiva, ausência de transtornos viários e de danos a passeios e canteiros e a revitalização de bueiros e galerias através da sucção gerada. Assim, durante este processo, os agentes de limpeza retiram todo o líquido de uma determinada parte do canal e recolhem os desejos sólidos, liberando em seguida o fluxo da água.

O diretor operacional da Emsurb, Guilherme Souza, informou que durante o último mês agentes de limpeza estiveram empenhados em garantir a limpeza total dos canais. "Trata-se de um trabalho que é feito periodicamente e sempre que está em período de chuva aumentamos a intensidade. O objetivo central é manter o ambiente limpo para a população e evitar que o líquido presente nos canais transborde".