Emsurb recolhe mais de 27 toneladas de lixo oriundas do Forró Caju

Serviços Urbanos
27/06/2016 14h14

Em nove dias de Forró Caju, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) já recolheu 27,98 toneladas de lixo procedentes da festa. A limpeza, que acontece antes, durante e, principalmente, depois dos festejos é realizada diariamente com o trabalho de mais de 120 agentes de limpeza na região dos mercados centrais, numa escala contínua de ações que visam deixar a área totalmente higienizada para cada noite do evento.

Segundo estimativa parcial da Diretoria Operacional da Emsurb, a quantidade de lixo deste ano está sendo bem menor que a de 2015, porém, os dados finais só serão divulgados após o último dia da festa. "Nossos agentes de limpeza estão preparados para organizar o local, limpando e deixando tudo na mais perfeita ordem que a festa merece. Na parte da noite, antes da festa começar já estamos lá retirando o lixo proveniente do abastecimento dos bares e lanchonetes e camarote. Assim que os shows começam realizamos uma manutenção mais leve só para manter tudo mais organizado. Mas o grande trabalho é realizado assim que amanhece o dia, aonde centenas de agentes vão para o Centro de Aracaju com garra para, em poucas horas, deixar tudo higienizado", declarou o diretor Operacional da Emsurb, Guilherme Souza.

Um detalhe que vem chamando a atenção do público (e dos comerciantes) diz respeito à limpeza da Praça de Alimentação, montada na entrada do Forró Caju. O local virou um point especial para quem deseja consumir bebidas e comidas antes mesmo de adentrar a festa."Como se trata de uma estrutura com comida e bebida, a higiene precise ser preservada. Assim, nossos agentes marcam presença na Praça de Alimentação com a tarefa de deixar tudo corretamente limpo, sem permitir que se acumule lixo no local e suas imediações", pontuou Guilherme.

Para a turista de São Paulo, Maria Lúcia Dias, a limpeza do Forró Caju 2016 é um ponto a mais que merece ser destacado. "Nós estamos andando pela área do evento, comprando comida e bebida, porém, praticamente não notamos sujeira no chão. Sempre presto atenção a esse detalhe quando estou em grandes eventos, mas aqui percebi que as lixeiras estão bem localizadas, e as pistas de dança totalmente livres de sujeira. A organização está de parabéns pelo formato da festa", disse.