Hospitais Municipais registram quase 2 mil atendimentos em três dias

Saúde
27/06/2016 15h37

Neste final de semana prolongado, apesar do período de festejos juninos, o movimento nos hospitais municipais seguiu tranquilo. O Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte) foram responsáveis por 1.951 atendimentos de sexta-feira a domingo. O número é considerado normal para o período, tendo como referência os finais de semanas anteriores. Na soma dos dois Hospitais, somente para a especialidade clínica médica, foram registrados 1.369 atendimentos. Como de costume, a especialidade sempre recebe uma demanda maior que as outras oferecidas pela Rede de Urgência e Emergência (Reue) de Aracaju.

No Hospital Fernando Franco os relatórios registraram 860 atendimentos:  565 clínicos, 87 cirúrgicos e 208 pediátricos. Já no Hospital Nestor Piva foram atendidas 1.091 pessoas nesses três dias, sendo que 128 delas buscaram atendimento ortopédico, 125 cirúrgico, 34 odontológico e a grande maioria, 804 usuários, passaram por consulta com o clínico.

Segundo a coordenadora da Reue, Roberta Lisboa, a maior parte dos atendimentos nos dois hospitais foi relacionada a problemas respiratórios. "Nesse período, por conta das fogueiras e fogos, é comum o aumento de casos de alergias e crises respiratórias, mas ainda assim os números foram dentro do aceitável para o período".

Roberta ressalta ainda que alguns fatores contribuíram para a normalidade do atendimento tanto no Fernando Franco quanto no Nestor Piva nesses últimos três dias. "Um dos pontos foi o posto médico avançado montado dentro da área do Forró Caju realizando os procedimentos na própria festa sem a necessidade de transferência para os hospitais municipais. Além disso, o Hospital de Urgência e Emergência de Sergipe (HUSE) continua sendo referência no atendimento às vítimas de queimadura", explicou.