Prefeitura esclarece impasse com Orquestra Sanfônica de Aracaju

Comunicação Social
27/06/2016 18h51

Com o objetivo de esclarecer informações sobre a Orquestra Sanfônica de Aracaju (ORSA) estar fora das programações do Forró Caju 2016, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) informa que nos últimos três anos a ORSA tem feito parte do Forró Caju, bem como outros projetos da Prefeitura de Aracaju de fomento à cultura. Este ano, não seria diferente se os responsáveis pela Orquestra não tivessem se negado a participar do evento.

Em 2015, a ORSA se apresentou no palco principal do Forró Caju no dia 23 de junho, às 21h, com um cachê de R$ 15 mil, vendido pela empresa Matrix, detentora do contrato de exclusividade da Orquestra. A empresa faturou a nota fiscal em 27 de julho de 2015. Ainda em 2015, tentando seguir uma sequência justa, o secretário de Comunicação, Carlos Batalha, realizou em julho e agosto os pagamentos de todos os artistas dos palcos secundários, com exceção daqueles que não haviam emitido notas fiscais ou não possuíam certidões, ficando pendentes para setembro e outubro, os artistas que se apresentaram nos palcos principais, caso este da ORSA.

Com relação ao evento ocorrido no dia 3 de julho do ano passado, por diversas vezes, funcionários da prefeitura entraram em contato com a empresa Matrix para que a mesma emitisse nota fiscal referente ao serviço, o que aconteceu apenas no último dia 24 de junho deste ano. A prefeitura estranha que a empresa portadora do contrato de cessão tenha emitido uma nota de repúdio no dia 22 de junho, quando nem mesmo esta havia reconhecido seu dever de dar ao tomador de serviço o documento exigido para liquidação da dívida (nota fiscal).

Para este ano, a Orquestra foi procurada pela organização da programação para abrir a noite dedicada aos sanfoneiros, no Palco Gerson Filho, mas segundo o responsável, não tinham interesse de tocar no Forró Caju deste ano.

A gestão atual entra para a história como aquela que dobrou em 100% a participação de artistas sergipanos na programação do Forró Caju, caso inédito no estado, com mais de 200 nomes, valorizando como nunca a nossa cultura e nossas tradições, com contratação de dezenas de trios pé-de-serra e quadrilha juninas, para apresentações não só no Forró Caju como também na Rua São João e demais arraiás pela cidade. Não há, portanto, por parte da Prefeitura, nenhuma perseguição a Orquestra Sanfônica de Aracaju que foi prestigiada nos anos anteriores, não estando nesta edição, por decisão da própria Orquestra.

 "A Prefeitura não entra em questiúnculas políticas porque sabe bem quem está por trás disso tudo. Estamos a três meses das eleições e agora muitos vão procurar criar factóides políticos. O sucesso do Forró Caju 2016 é a melhor resposta", afirma o secretário municipal de Comunicação Social, Carlos Batalha.