Mutirão do combate ao Aedes aegypti ganha reforço de voluntários neste sábado

Saúde
28/06/2016 12h44

A Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Saúde, segue desenvolvendo  ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. No próximo sábado, 2 de julho, a força-tarefa "Todos contra o mosquito" vai ganhar o reforço de jovens voluntários da Igreja  de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que irão visitar, junto com os agentes de Endemias e de Saúde, residências e estabelecimentos comerciais de quatro bairros da capital: Luzia, Farolândia, Siqueira Campos e Santos Dumont. A concentração está marcada para 7h da manhã na sede da igreja de cada bairro e às 8h as equipes estarão nas ruas para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito.

De acordo com o coordenador de campo, Elielson Rodrigues, aproximadamente 400 pessoas devem trabalhar na ação. “Nossa expectativa é chegar a esse número somando os voluntários e os agentes de Endemias e de Saúde. É o segundo ano que a SMS participa desse evento, que acontece em várias partes do mundo e em todo o Brasil. É muito importante a gente somar forças nessa luta conta o Aedes aegypti, toda ação desse tipo ajuda bastante na redução dos índices de infestação aqui da capital porque quanto mais visitas nós fizermos, menos mosquito teremos”.

Segundo a diretora dos assuntos públicos da Igreja  Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é uma ação desenvolvida através do programa “Mãos que Ajudam”, realizado pela igreja em parceria com diversos órgãos públicos. “ Esse ano, mais uma vez, estaremos engajados nessa mobilização de combate ao Aedes aegypti. Tendo em vista que a saúde pública é uma prioridade, consideramos que essa ação é extremamente importante já que vem para beneficiar a população aracajuana”, enfatizou.

É sempre bom reforçar que o combate ao Aedes aegypti deve ser uma preocupação de todos, os agentes estão diariamente nas ruas, mas a comunidade pode e deve ajudar. São cuidados simples que devem ser tomados por todos, como: tampar os tonéis e caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, usar telas nos ralos e manter as lixeiras bem tampadas.