Região do 17 de Março e Santa Maria recebe creche-escola inovadora

Educação
28/06/2016 16h46

Nesta terça-feira, 28, mais uma unidade de ensino foi inaugurada em Aracaju. Sob uma perspectiva mais humana, social e com didática de ensino inovadora, a Emei José Calumby Filho poderá transformar o cenário social da região dos bairros Santa Maria e 17 de Março. A nova unidade de ensino infantil é a primeira escola pública do Brasil a implantar o método Waldorf de pedagogia e ainda seguir os moldes de creche-escola. 

"Tenho muito carinho pelas áreas do 17 de Março e Santa Maria, tanto que, a maior parte dos investimentos desta gestão foram para esses locais. Hoje, com a inauguração dessa escola, demonstramos o quanto essa gestão se preocupa em garantir a melhoria de vida das pessoas. Nela, as crianças aprenderam através do método Waldorf, pedagogia, inclusive, que meus três netos estão sendo educados em Brasília. Vejo muitas administrações preocupadas em construir escolas e mais escolas, nós, desta administração, nos preocupamos, não só em levantar escolas, mas garantir a qualidade do ensino, e é isso que essa escola representa", enfatiza o prefeito João Alves Filho.

A nova creche-escola, contará com uma estrutura ampla e diferenciada para atender as crianças da melhor maneira possível. O espaço poderá abrigar 102 crianças no período integral ou 240 pela manhã e tarde. São oito salas de aula, entre creche e ensino infantil. Ao todo, mais de R$ 2,5 milhões foram aplicados na obra da Emei José Calumby Filho. A escola terá ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: oito salas de aula - entre creche e ensino infantil - bibliotecas, sanitários, fraldários, recreio coberto, refeitório, entre outros ambientes que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço.

Além das instalações bem equipadas, a Emei José Calumby se diferencia das demais pela metodologia de ensino que será aplicada. Através do método Waldorf de pedagogia, as crianças poderão despertar a clareza do raciocínio, equilíbrio emocional e iniciativa de ação. Abordando todos os aspectos legais da educação escolar de uma forma única e ampla, as crianças do maternal e jardim de infância aprendem através da imitação e imaginação.

"Assumimos a responsabilidade para que pudéssemos entregar para a comunidade uma estrutura mais ampla, dinâmica e voltada aos nossos objetivos de uma escola de qualidade. Além da forma, vem a questão do conteúdo, da essência da escola. A concepção da pedagogia Waldorf foi criada por um alemão depois da segunda guerra mundial quando as crianças da região estavam traumatizadas após a guerra. Toda essa pedagogia foi criada para retirar melhor a essência das crianças e dos jovens. O bairro 17 de março precisa dessa atenção mais especial, de um carinho e de uma visão mais profunda, sociológica inclusive, de como esse bairro se construiu, com que finalidade e qual personalidade esse bairro tem", explica a secretária municipal de educação, Márcia Valéria.

A secretária municipal de governo, professora Marlene Calumby, é a viúva do homenageado que dará nome a nova instituição de educação infantil. Ele destaca a trajetória do Dr. José Calumby Filho e gratidão pela homenagem. "Ele foi professor desde o início da vida profissional dele e também foi médico. Sinto-me muito feliz, inclusive como cidadã sergipana. Dr Calumby foi uma figura humana extraordinária, um profissional competente, um ser humano extraordinário. Um homem que não distinguia pobres e ricos que iam a seu consultório, um homem que colocou em funcionamento o Hospital Universitário, que instalou serviços de angiologia lá no Hospital de Cirurgia com uma ala para pobres que nem eram usuários do SUS. É este homem, é este cidadão sergipano que eu presto a minha honra e agradeço ao prefeito da capital, João Alves Filho, por ter escolhido o nome dele para dar a esta escola", declara.

O cenário social da região que a nova creche-escola está situada é delicado. Diante desse aspecto, é fundamental que haja a manutenção e controle da ordem pública e de defesa da cidadania. Na percepção da secretária da Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, a unidade de ensino inovadora como a Emef José Calumby poderá gerar um futuro melhor para as crianças da região. "Quando você oferece educação desse nível, você acaba trazendo o cidadão para uma situação onde ele se percebe numa situação para exercer sua cidadania. Além de despertar nele, olhar de como ser alguém importante no ‘fazer uma sociedade diferenciada'. Um padrão de escola desse não precisa estar na zona sul ou nos centros desenvolvidos, ao contrário. É num ambiente como esse que você precisa incluir e precisa oferecer o que você tem de melhor. E sendo da segurança pública a gente tem essa percepção e acreditamos que são ações como essa que muda a filosofia da história de um povo e da comunidade", destaca Georlize.       

A secretária municipal da Família e Assistência Social, Maria do Carmo, também esteve presente à inauguração e destaca a função social da unidade de ensino e pede a colaboração da comunidade. "É muito importante essa obra aqui para o 17 de março, é onde precisa se investir mais porque senão não chegaram ao curso superior. Esse momento é extremamente importante, depois teremos a inauguração do CEU, uma obra maravilhosa, com muita coisa boa para a população também. É preciso que a população ajude também ao poder público a conservar porque senão não adianta nada", enfatiza.

Segundo o vice-prefeito da capital, José Carlos Machado, a inovação na educação infantil é uma das diversas preocupações da atual administração com a região dos bairros Santa Maria e 17 de Março. "Este é mais um exemplo de quanto essa administração de Aracaju tem se preocupado com o ensino. Só aqui nessa região, se concentra cerca de 100 milhões de reais em obras. Esse número demonstra o compromisso que a administração tem e, sobretudo, com a população mais carente. A drenagem do canal Santa Maria que irá viabilizar todas essas obras de infraestrutura que estão sendo colocadas e a unidade saúde que está em construção, são alguns dos exemplos que fica claro o compromisso com o social", endossa Machado.