Conselho da Pessoa com Deficiência compõe colegiado do Biênio 2016/2018.

Assistência Social e Cidadania
22/07/2016 11h42

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Aracaju (CMDPcD) promoveu, na última quarta-feira, 20, o Fórum das instituições não governamentais para escolha do colegiado do Biênio 2016/2018. O fórum teve a participação de representantes das instituições que trabalham com pessoas com deficiência em Aracaju e estudantes interessados em entender o funcionamento do Conselho.

O presidente do CMDPcD,  Everton  Viera,  explicou   que o Conselho criou uma comissão  para elaboração de todo o processo de realização do Fórum  das instituições  que  tem trabalhado com foco para pessoas com deficiência  em Aracaju. Participaram da comissão os seguintes conselheiros de Direito: Josilda Alice Monteiro, representante da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social; Caroline Brito da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat);  Lícia  Ramos, representante do INSS; Hervan Santos, representante da Secretaria da Juventude e Esporte (Sejesp); Valério Rezende, representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed); e Paulo Emídio, representante da OAB/SE.

Os representantes das instituições não governamentais inscritas avaliaram o Fórum. “Tudo ocorreu correto e dentro da legalidade, mas ainda percebo que temos poucas instituições inscritas que militam na causa. Esse espaço é importante para a defesa dos direitos da pessoa com deficiência”, destaca Thaislaine Rodrigues, representante da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe (APADA).

Estudantes universitários que participaram como observadores aproveitaram o espaço para fazerem sugestões. “Seria bastante interessante que os estudantes pudessem participar do colegiado no futuro. Nós, como futuros profissionais, temos que entender como efetivar esses direitos e as necessidades das pessoas com deficiência, tendo oportunidade já que no Conselho existe  um contato maior com  as instituições”, ressaltou a estudante Fonoaudiologia  da UFS, Carolina Amzu.   

Fazem parte do novo colegiado do Biênio 2016/2018 as seguintes instituições não governamentais:

Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil- APAPBB

Instituto  Lourival  Fontes –IFL

Associação de Pais e Amigos dos Diabéticos de Sergipe AMAD/Se

Centro de Educação e Saúde “Ninota Garcia”-UNIT

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais  de Aracaju –APAE

C entro de Integração Raio de Sol – CIRAS

Associação dos deficientes Visuais de Sergipe- ADEVISE

Instituto Pedagógico  de Apoio  de Educação dos Surdos de Sergipe- IPAESE

Conselho Regional de Enfermagem- COREN/Se