Fundat encerra turmas de cursos livres no mês de Agosto

Formação para o Trabalho
21/08/2016 10h20

Durante o mês de Agosto, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), promoveu o encerramento de diversos cursos de qualificação profissional e geração de renda, ofertados em diversos pontos da cidade. Dentre as várias capacitações finalizadas, estão os cursos de Atendimento com Qualidade (30h), ministrado na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do Bairro Porto D'Anta; Lanches Quentes e Frios (12h), na Casa da Doméstica, situada no Centro de Aracaju; Bolos Decorados (20h), no Instituto Rahamim, localizado no Bairro Santa Maria; Informática Avançada (70h), na UQP do Bairro Santos Dumont; Técnicas Básicas em Patchwork (30h), na UQP Cléia Maria Brandão, situada no Bairro Coroa do Meio; e Técnicas Básicas em Peso de Porta (30h), na Associação dos Moradores Pró Melhoria do Conjunto Bugio.

Para a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, aqueles que desejam alcançar independência financeira, devem transformar o aprendizado adquirido em uma ocupação rentável. "É um trabalho que, sem dúvida, vocês têm condições de ganhar dinheiro", afirma a presidente, parabenizando os alunos, e agradecendo a cada um pela confiança depositada no trabalho executado.

Um exemplo de quem soube converter conhecimento em trabalho é o instrutor do curso de Bolos Decorados da Fundat, Bryan Oliveira, de 21 anos. Antes de ser professor, o estudante de Gastronomia, participou de várias capacitações ofertadas pelo órgão, no segmento de culinária. Além de dar aulas, ele também trabalha com encomendas comerciais e restaurantes. "Tudo que eu faço é com amor, carinho e dedicação", enfatiza Bryan, contando que a paixão por confeitaria surgiu quando começou a ajudar a sua avó a vender os bolos produzidos por ela.

Capacitação

Devido à paixão em trabalhar com o público, a aluna Ana Cristina Santos, de 34 anos, decidiu participar do curso de Atendimento com Qualidade, almejando alcançar ainda mais conhecimento. "Foi uma experiência boa, que agrega bastante valor", comenta Ana Cristina, salientando a importância da comunicação com o cliente. "O atendimento é tudo, não adianta ter um bom produto e não ter um atendimento personalizado", finaliza.

A aluna do curso de Pacthwork, Lourdes Ferreira, conta que esta é a primeira de muitas qualificações que pretende fazer na Fundat. "O curso foi maravilhoso porque eu cheguei aqui sem saber nada, e hoje eu tenho uma noção de pacthwork", relata a aluna que pretender fazer mais cursos artesanais, com o intuito de se profissionalizar na área.

Graças às qualificações adquiridas por meio da Fundat, a aluna do curso de Peso de Porta, Fabiana Tubias, confecciona diversas peças de artesanato sob encomenda. "O curso melhora e aperfeiçoa as coisas que a gente faz, e ajuda na renda", diz Fabiana, moradora do Conjunto Bugio, há sete anos.