Teatro João Costa é palco de Espetáculo de Marionetes

Cultura
28/10/2016 11h16

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em parceria com a Editora Paulus, realizou no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) quatro apresentações do Teatro de Marionetes com tema "Pedaçinhos do Brasil".

O Teatro de Marionetes é milenar, chegam a dizer que é mais antigo que o próprio teatro com atores de verdade. Em vez de pessoas interpretando personagens, no Teatro de Marionetes, os bonecos são controlados pelas mãos do artista.

No Teatro João Costa, cerca de 250 alunos participaram durante dois dias do evento. A cada movimento dos personagens, era possível notar a alegria e os olhares fascinados dos que estavam presentes. Os bonecos ganharam vida pelas mãos do artista, fazendo a cena se torna algo real.

Robert Barros, 17 anos, conta que sua primeira experiência com o Teatro. "É a primeira vez que assisto a uma peça teatral e estou encantado com tudo que vi, fiquei muito feliz. Gostei demais da estrutura que o Centro Cultural oferece. É de grande importância para nós que ainda estudamos conhecer locais como esse que respira cultura", disse.

O espetáculo conta a história de menino que vai para a biblioteca fazer uma pesquisa sobre os contos folclóricos brasileiros. E é surpreendido com personagens a exemplo do Saci Pererê, curupira e bumba meu boi. E assim acaba ajudando-o com sua pesquisa, fazendo com que a criança viaje no mundo da imaginação sem sair da biblioteca.

Segundo Abraão Gouveia, marionetista, a peça mostra outra forma de trabalhar a arte e leitura. "Através do espetáculo mostramos importância da biblioteca, dos livros e da leitura. Por meio do personagem principal mostramos que é possível fazer uma viagem pelo Brasil inteiro sem sair da biblioteca, conhecendo personagens das nossas histórias populares", explicou.

O projeto roda todas as capitais do Brasil, com objetivo de valorizar a arte, o lúdico e a aprendizagem a partir de contos folclóricos. Promovendo assim o gosto e o fascínio pela leitura, incentivando os pequenos leitores à busca e gosto pelo caminho das descobertas.