Fundat faz de Aracaju a única capital do NE presente no IV Seminário Latino-Americano de Políticas Públicas e Turismo

Formação para o Trabalho
04/11/2016 12h34

Desde 2013, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) reconfigurou o cenário da qualificação e do encaminhamento profissional no município de Aracaju. E um dos setores beneficiados com o desempenho da entidade foi o eixo turístico, com a capacitação de mão de obra e o preenchimento de postos de trabalho. Nesta quinta-feira, 3, o resultado desta atuação foi reconhecido e apresentado a nível nacional, com a participação da Fundat no IV Seminário Latino-Americano de Políticas Públicas e Turismo (SLAPPTUR), em Brasília.

O evento, que acontece de 3 a 5 de novembro, é fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB). Em 2015, o MTur e a UnB realizaram uma pesquisa nacional a fim de avaliar as políticas públicas que mais se destacaram, por todo o país, neste segmento. Diante do êxito da Fundação nos últimos quatro anos, Aracaju foi a única capital da Região Nordeste a ter um gestor público presente no SLAPPTUR, na figura da presidente da Fundat, Gláucia Guerra.

"Por sermos um órgão voltado às políticas de qualificação e empregabilidade, a eficiência da nossa gestão despontou nacionalmente. O foco foi no turismo, mas o trabalho ainda possuía ações transversais, a exemplo dos cursos de artesanato e também de segurança alimentar, que capacitaram os vendedores ambulantes para os eventos e festas da cidade", explica Gláucia Guerra. As atividades executadas pela Fundat foram expostas na mesa redonda com o tema "Políticas públicas e inclusão social - o papel da educação e qualificação profissional".

Reconhecimento

Graças às pactuações e convênios realizados pela Fundat, milhares de cidadãos aracajuanos foram capacitados para o setor turístico. Por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), 2.364 vagas e 95 turmas foram disponibilizadas, em cursos como Camareira em Meios de Hospedagem, Recepcionista de Eventos, Auxiliar de Garçom, Auxiliar de Cozinha, Agente de Informações Turísticas, Salgadeiro, Pizzaiolo, entre outros. Ainda por intermédio do Governo Federal, o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) proporcionou a abertura de 117 vagas e sete turmas nesta área.

Fora isso, a parceria da Fundat junto ao Programa de Gratuidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) viabilizou a oferta de 285 vagas e 14 turmas no eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer. Por fim, 530 vagas e 23 turmas foram oferecidas, com recursos próprios, em cursos livres de artesanato e educação empreendedora na Orla Pôr do Sol. Já no tocante ao mercado de trabalho, 669 pessoas foram encaminhadas para empresas do ramo hoteleiro e alimentício, a partir dos recrutamentos realizados pela equipe da Agência do Trabalhador.