Saúde do adolescente é tema de seminário realizado pela SMS

Saúde
09/11/2016 09h39

A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Programa Saúde da Criança do Adolescente e do Jovem (PSCAJ),  realizou nesta terça-feira, 8, o I Seminário Sobre a Saúde Integral do Adolescente. O evento aconteceu durante todo o dia no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, e abordou temas como  confidencialidade e sigilo na consulta, crescimento e desenvolvimento juvenil e  drogas e sexualidade. Participaram do Seminário gestores e servidores de três Secretarias Municipais: Saúde, Educação e Assistência Social.

De acordo com a coordenadora do PSCAJ, Rita Bitencourt, o principal objetivo do evento é instrumentalizar os servidores a respeito dos temas. “A ideia é familiarizar esses profissionais que fazem um contato mais direto com o público alvo, nas consultas médicas, nas escolas e na assistência, de modo que eles possam estar melhor esclarecidos sobre os temas que serão trabalhados para auxiliar os adolescentes no que for necessário. A gente sabe que esse é um publico de fato diferenciado,  é preciso ter com os adolescentes uma abordagem específica, uma linguagem diferenciada que atraia, que aproxime, que agregue”, explicou.

Médico e professor das Universidades Federal e Tiradentes, doutor Halley Oliveira foi o primeiro palestrante do dia e falou sobre confidencialidade e sigilo na consulta. “Para mim é uma honra e um prazer estar aqui hoje. É sempre muito bom trabalhar em equipe e se for multidisciplinar melhor ainda,  porque a gente agrega, soma e debate a melhor maneira de lidar com os nossos adolescentes tanto nas unidades de saúde quanto nas unidades de assistência social e escolas", disse.

A coordenadora de Políticas Educacionais para Adversidades da Secretaria Municipal de Educação,  Lenalda Gomes dos Santos, considerou muito importante a participação de outras secretarias no seminário promovido pela SMS. “Nós que somos profissionais da educação precisamos agregar o máximo de conhecimento possível sobre a saúde do adolescente, desta forma nós poderemos traçar propostas pedagógicas e desenvolver projetos nas unidades de ensino utilizando uma linguagem adequada a esse público”, ressaltou.

Os integrantes do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin), da SMS, também marcaram presença no seminário promovendo um momento de descontração entre os participantes. Todos foram motivados a cantar junto com o grupo grandes sucessos da MPB, criando assim um clima de relaxamento e leveza no auditório.