Edvaldo e Eliane se reúnem com funcionários da Assistência Social

Assistência Social e Cidadania
04/01/2017 16h45

Recebidos com festa, o prefeito Edvaldo Nogueira e a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social, Eliane Aquino, reuniram os funcionários da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social para a apresentação das estratégias de trabalho e do corpo diretor da pasta na manhã desta terça-feira, 03 de janeiro. "Na nossa gestão, a política de assistência social era de direitos e não de assistencialismo puro ou favores. As carreiras e estruturas foram respeitadas. Nós vamos resgatar tudo isso e seguir o que determina o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)", afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira, que abriu a reunião e fez questão de ressaltar seu compromisso com a valorização dos funcionários.

A abertura para o diálogo e a transparência dos novos gestores trouxe um novo sopro de esperança e otimismo para a equipe de servidores. "São quatro anos calada e abafada, há quatro meses eu ia desistir da Assistência Social. Estávamos acostumados a ter voz e isso morreu por um tempo, mas agora ressurgiu. A gente quer participar da reconstrução da Assistência em Aracaju e acreditamos que agora será possível", ressaltou a assistente social Michele Oliveira, servidora municipal desde 2011, que falou sobre a expectativa compartilhada por muitos profissionais que atuam na Assistência Social do município de Aracaju.

Eliane deixou claro que conhece os problemas que vai enfrentar na reestruturação da pasta, mas que conta também com a grande dedicação da equipe. "Entramos com o pé direito e pedimos a Deus que nos ajude a fazer uma grande gestão. Não só como políticos, mas como moradores de Aracaju. Nós sabemos que é possível melhorar pelos exemplos de gestões anteriores como a de Marcelo Déda e a de Edvaldo Nogueira. E a melhora desse trabalho não é só uma responsabilidade minha ou de Edvaldo, é de vocês também, que estão na ponta. Vamos fazer uma grande construção coletiva".

O secretário adjunto da Assistência Social, Valdiosmar Santos, destacou a preocupação dos gestores em desenvolver as atividades com foco especial na gestão do trabalho e também na formação continuada da equipe. "Teremos ciclos de diálogo para alinhar não apenas o fluxo de trabalho, mas o modelo de trabalho adequado ao SUAS". Valdiosmar destacou ainda a inovação da secretaria em criar um setor específico para a Gestão do Suas. Coordenado pela assistente social Rosária Rabelo, o setor será responsável, dentre outras atribuições, pela vigilância socioassistencial. E também ressaltou a importância de que todos se comprometam para a consolidação do SUAS. " Sabemos que legalmente o sistema está consolidado, mas, na prática, não é isso que acontece. Nós temos o desafio de demonstrar que o Brasil pode ter política pública que se efetive e garanta direito. Nós vamos trabalhar o empoderamento do povo e trabalhar a assistência social como política pública de direito para quem dela necessitar".

Para Igor da Silva Machado, assistente social componente da equipe do CentroPOP, Diretor do Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe e integrante do Fórum dos Trabalhadores do SUAS, a secretária Eliane Aquino já começa com um diferencial importante: falar diretamente com os servidores, fortalecendo a transparência e o diálogo. ""Anteriormente, nós não fomos convidados a conhecer os gestores da pasta. Então, esse momento de apresentação já mostra a diferença no modelo de gestão. A gente se coloca, mais uma vez, de portas abertas para o diálogo", comemora.