Secretário visita unidades de Saúde na Coroa do Meio e Bugio

Saúde
12/01/2017 15h49

Conhecer a realidade e ouvir as pessoas. Assim definiu o secretário municipal de Saúde, André Sotero, o objetivo das visitas técnicas que vem fazendo na rede primária, iniciadas na última terça-feira. Na manhã desta quinta-feira, ele esteve nas Unidades de Saúde da Família Lauro Dantas Hora e Dr. José Calumby Filho, ambas no conjunto Bugio, acompanhado da consultora extraordinária para Assuntos Governamentais, Ana Débora Santana, e da Diretora de Atenção à Saúde, Guadalupe Ferreira.

Uma situação peculiar levou o secretário àquelas unidades na manhã de hoje: as duas unidades, uma muito próxima da outra, estão dividindo os serviços de saúde de forma desordenada, o que tem deixado a comunidade de usuários confusa. A equipe de gestão constatou a desorganização causada na oferta dos serviços após a inauguração, no final da gestão passada, da Unidade de Saúde da Família Dr. José Calumby Filho. Construída com instalações amplas e dentro de um modelo físico moderno, a USF é destinada ao mesmo público que a vizinha e mais antiga, a USF Lauro Dantas Hora.

A má distribuição dos serviços de saúde entre as duas unidades causou muitas reclamações dos usuários, mas para André Sotero, não é nada que não possa ser solucionado rapidamente. "O problema é de fácil solução. Vamos manter os serviços de saúde centralizados na unidade de origem, ou seja, na Lauro Dantas, enquanto sanamos algumas deficiências físicas da unidade nova, a exemplo da instalação da rede de ar condicionado. Até lá, a equipe de gestão vai estudar criteriosamente a situação com vistas a ordenar a oferta dos serviços para a comunidade do Bugio", declarou o secretário.

Coroa do Meio


No bairro Coroa do Meio, o secretário encontrou uma recepção calorosa quando visitou na tarde de ontem a Unidade de Saúde da Família Hugo Gurgel. Ao conversar com os profissionais de saúde ouviu reclamações, sugestões e recebeu apoio. "Estamos acreditando muito na nova gestão. Contem comigo para o que precisarem", declarou a psicóloga Viviane Torres.

A Unidade de Saúde da Família Hugo Gurgel realiza uma média de 300 atendimentos/dia. Com cinco equipes de Saúde da Família, dois pediatras, um psicólogo e um psiquiatra infantis e um ginecologista, a unidade conta com 10 consultórios, sala de vacinação, de curativo, de observação e de serviço social, segundo informações da agente comunitária de saúde e membro do conselho local de saúde, Givaneide Fernandes.