Aracaju se destaca por abrir mais empresas em Sergipe

Formação para o Trabalho
13/01/2017 13h00

Montar o próprio negócio é uma saída para combater a crise financeira que assola o país. Em consequência disso, a atividade empreendedora vem ganhando cada vez mais força. A prova é que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), em 2016, o Estado atingiu a marca de 3.588 aberturas de empresas em território sergipano. Destes estabelecimentos, 1.915 foram constituídos em Aracaju, transformando-a na cidade que mais se destacou na constituição de negócios.

Este resultado reforça o trabalho que a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) vem desenvolvendo na esfera do empreendedorismo. Por meio das ações executadas pelo Credpovo, situado na sede da Fundação, e pela Casa do Empreendedor, localizada no Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate), o microempresário recebe o acompanhamento de técnicos habilitados a oferecer orientação financeira, concessão de linha de crédito (de acordo com normas bancárias vigentes) com melhores condições de financiamento e a diligência prévia, etapa que concede direito à licença para comercialização.

Além disso, o trabalhador informal pode passar pelo processo de formalização, tornando-se um Microempreendedor Individual (MEI). Também são oferecidos serviços de consultorias, palestras, oficinas e cursos que fomentam a cultura e a postura empreendedora. "Nosso principal objetivo é desburocratizar. As pessoas ainda têm medo, resistência e muitas vezes desconhecem os processos para empreender. A Fundat trabalha exatamente preparando esse público para vencer esses obstáculos e ter autonomia", explica a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo, Rosana Amaral.

Segundo o presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, motivar e instruir as pessoas a descobrirem-se empreendedoras em potencial é uma forma de fazê-las compreender que estruturar e manter o próprio negócio é uma tarefa possível para qualquer um. "Ao contrário do que muitos pensam, empreender não tem segredo, mas exige preparação. Entender o mercado, analisar, planejar é fundamental. A Fundat oferece serviços para auxiliar da abertura até o acompanhamento do desenvolvimento do negócio", enfatiza o presidente.

Desemprego no Brasil

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, o Brasil obteve um crescimento de 11,8% na taxa de desemprego durante o terceiro trimestre, alcançando um aumento de dois milhões de pessoas desempregadas e atingindo a marca de 12 milhões de

brasileiros. A partir da metade deste ano, a perspectiva é de que a situação do mercado de trabalho melhore, transformando o caminho a ser percorrido em uma zona de mais estabilidade do que de recuperação, porém, acredita-se que a geração de novas vagas de emprego não será satisfatória para despontar a taxa de desemprego.