Prefeitura de Aracaju regulariza pagamento do auxílio moradia

Assistência Social e Cidadania
20/01/2017 17h27

Os beneficiários do auxílio moradia podem ficar tranquilos. A prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), liberou nesta sexta-feira, 20, o valor do benefício referente ao mês de dezembro, junto ao Banco do Brasil, para mais de 1300 famílias e a partir da terça, 24, os usuários já poderão sacar o recurso.

Atualmente vivendo com a família numa casa cujo aluguel é R$450 reais, José Paulo dos Santos é um dos beneficiários que aguardavam ansiosos pela liberação do recurso. Ele é inscrito no programa de habitação e recebe R$300,00 para complementar as despesas com a locação do imóvel. Nos últimos meses, o valor não foi creditado na conta de José, que teve dificuldades para arcar com as contas da casa. "Foi bom, porque o dinheiro estava fazendo muita falta. O prefeito Edvaldo Nogueira está de parabéns!"

O secretário adjunto da Semasc, Valdiosmar Vieira, diz que o processo de regularização exigiu muito empenho dos técnicos da pasta: "Com todo esse processo de crise econômica, com esse déficit de mais de meio bilhão de reais deixado pela gestão anterior, o prefeito teve como prioridade, nos primeiros 15 dias de governo, regularizar essa situação. Não foi fácil, não foi simples, mas foi uma medida extremamente importante, mostrando o compromisso com a área social que essa gestão tem".

Suspensão do benefício

Yolanda Santos, coordenadora de benefícios assistenciais e complementares da Semasc, explica que as famílias precisam entregar os comprovantes de pagamento do aluguel dos imóveis para que estejam aptas a receber o auxílio no mês subsequente: "A folha de pagamento é feita mediante a entrega do recibo, se a pessoa não comprova ao CRAS da sua região que fez o pagamento do aluguel, ela não receberá mais aquela quantia".

Outro alerta é para o prazo de saque do valor, que deve ser feito no máximo até 15 dias depois da liberação. Por exemplo: em relação ao depósito do mês de janeiro, os inscritos têm até o dia oito de fevereiro para efetuarem o saque. Caso contrário, a quantia será estornada para a conta da prefeitura.

Tempo de transação

Apesar do auxílio moradia já ter sido debitado da conta da Semasc e direcionado às famílias beneficiadas, as transações bancárias precisam de um prazo de até 48h úteis para finalizar os processos. Sendo assim, os valores estarão disponíveis nas contas dos inscritos a partir da próxima terça-feira, 24.