Emurb contribui para formação do Jovem Aprendiz

Obras e Urbanização
07/02/2017 12h00

Proporcionar a jovens e adolescentes cidadania plena, sujeitos de direitos e obrigações a quem o Estado, a família e a sociedade devem atender prioritariamente. Esta é a filosofia adotada pelo Programa Jovem Aprendiz, na parceria entre a na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e o Serviço Nacional do Comércio (Senac),  cujo objetivo é a formação técnico-profissional compatível com desenvolvimento físico, moral e psicológico de 24 aprendizes.  
 
Com foco no empoderamento dos jovens e no cumprimento da função social de uma das maiores empresas de engenharia do estado, o programa possui um caráter de responsabilidade social. Além disso, a parceria busca conciliar ética e transparência da empresa com a sociedade em geral, visando seu desenvolvimento sustentável e promover a redução da desigualdade social.
 
O resultado não poderia ser diferente. Além do aprendizado, o contato com o mercado de trabalho deixa marcas positivas na vida dos futuros profissionais. "Aprendo bastante aqui na Emurb e com as disciplinas que estudo no Senac, percebo que minha formação fica enriquecida", relata Guilherme Abraão. Outro que também manifesta satisfação por participar do programa é Gerferson Andrade, estudante do 1º ano do ensino médio. "Acredito que sairei daqui bem mais preparado, capacitado e pronto para encarar o mercado de trabalho", frisa. 
 
As atividades desenvolvidas nos diversos setores do órgão municipal estão em consonância com a Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, com Estatuto da Criança e do Adolescente, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que também trata da aprendizagem, harmonizando assim o programa com o ordenamento jurídico.
 
A coordenadora do projeto na Emurb, Josefa Carla, explica os aspectos positivos de ter uma iniciativa como essa. "O contato desses jovens em processo de formação com um rico universo permeado de engenharia, projetos de urbanização, planejamento urbano, e temas relacionados é um rico arcabouço que eles levarão para a vida. Eles acabam conhecendo Aracaju de uma forma bem aprofundada", destaca Carla.
 
Os aprendizes realizam as atividades nos diversos setores da empresa, a exemplo da Diretoria Administrativa, Diretoria de Obras, Diretoria de Urbanismo, Centro de Processamento de Dados (CPD), Arquivo, Assessoria de Comunicação, Presidência, Protocolo etc. 
 
O Programa
 
Com duração de um ano e quatro meses, o programa inclui formação com aulas sobre Desenvolvimento Social e Profissional, Introdução à Administração, Técnicas de Serviços Administrativos, Matemática Básica, Princípios da Qualidade Aplicados ao Trabalho, Empregabilidade e Empreendedorismo, Português Básico, Redação Empresarial e Arte e Educação.