Guarda Municipal vai reforçar segurança nos terminais de integração

Guarda Municipal
09/02/2017 17h05

Uma reunião no Comando de Policiamento da Capital (CPMC) na manhã desta quinta-feira, 9, definiu as novas estratégias de combate aos assaltos a ônibus na capital sergipana. Participaram do encontro representantes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Polícia Civil, Polícia Militar, Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) e do Sindicato dos trabalhadores em transportes rodoviários de Aracaju (Sintra).

Dados levantados pelos setores de Inteligência e de Estatística da GMA, em parceria com o Setransp, apontam os principais locais de ocorrência dos assaltos, os dias, horários e tipos de armas utilizados. Esse levantamento está sendo utilizado na elaboração de um plano de ação mais efetivo.

"A GMA vai apresentar ações ainda mais efetivas nos terminais de integração da capital. Aproveitamos essa reunião para apresentar dados estatísticos e mostrar a necessidade da implementação do vídeo monitoramento nesses espaços. Desde já iremos realocar nosso efetivo e ampliar as rondas, levando em consideração os locais e horários que apresentam um índice maior de ocorrências. Além disso, a população também pode contribuir através de denúncias para o telefone 153 ou pelo WhatsApp, no número 98166-7790", informa o diretor-geral da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça.

De acordo com Alberto Almeida, presidente do Setransp, essa integração é fundamental. "A integração entre os órgãos de segurança pública é muito positiva e essencial para a população que se utiliza do transporte público. Certamente haverá uma diminuição nos registros de ocorrências. A participação da Guarda Municipal de Aracaju no combate aos assaltos a ônibus é muito importante, pois ela trabalha efetivamente dentro dos terminais de integração e nos principais corredores de ônibus realizando abordagens, prisões e apreensões".

Para o diretor de Transporte Público da SMTT, Augusto Magalhães “A segurança é uma preocupação do prefeito Edvaldo Nogueira e do superintendente Ari Fernandes. Para Aracaju voltar a ter qualidade de vida é preciso principalmente de segurança. Por isso, a Superintendência tem muito interesse na redução da criminalidade nos terminais e ônibus da capital. Nós somos responsáveis pelo sistema e queremos uma prestação de serviço que agrade a população aracajuana”, concluiu.