SMTT se prepara para atuar no Carnaval

Transporte e Trânsito
10/02/2017 09h00

O Carnaval ocorre, este ano, na última semana de fevereiro, mas a alegria da festa de Momo começa a contagiar a capital sergipana a partir deste fim de semana. Apenas entre os dias 11 e 12, sábado e domingo, respectivamente, quatro bloquinhos devem movimentar pontos diferenciados da cidade atraindo grupos diversificados. E para garantir a segurança dos foliões e a organização do trânsito na cidade, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) preparou um esquema para atuação.

De acordo com o coordenador de Trânsito da SMTT, capitão Edson Oliveira, cerca de 40 agentes estarão mobilizados para prestar suporte aos eventos. “Todos os festejos com a participação de grande público contarão com o nosso apoio. As equipes estarão acompanhando os trajetos para assegurar tanto que os foliões se divirtam com tranquilidade quanto a fluidez do trânsito. É importante lembrar que não haverá bloqueio de vias, apenas interrupção temporária para passagem dos cortejos. Esse efetivo atuará também em outros eventos e na movimentação cotidiana da cidade”, informa o coordenador.

Segundo o capitão Edson, o planejamento é que o mesmo esquema seja praticado durante todo o período de prévia carnavalesca. Já nos dias de carnaval, o efetivo será redobrado, de acordo com ele. “Empregaremos todo o efetivo da SMTT no Carnaval, levando sempre em consideração os eventos de maior tradição, a exemplo do Rasgadinho. Além disso, o efetivo continuará atuando na movimentação cotidiana da cidade, como Centro de Aracaju e demais localidades de grande fluxo”, completa.

Suporte
 
Devido ao número reduzido de agentes, para que o esquema de segurança elaborado pelo órgão para a festa de Momo funcione de forma satisfatória, a SMTT contará com o auxílio de colaboradores, que serão indicados pelos diretores e representantes de blocos de rua. A informação foi repassada na última terça-feira (7), em reunião ocorrida na sede da SMTT, onde foram apresentados os procedimentos os quais serão adotados para o bom andamento dos eventos.

Para que os colaboradores possam atuar como orientadores de trânsito, a SMTT realiza uma capacitação nesta sexta-feira (10), a partir de 8h, na sede da SMTT. “Eles precisam estar preparados para nos auxiliar na orientação do trânsito nos eventos de menor porte. Nessas localidades, os colaboradores atuarão com o suporte dos agentes que estarão preparados para qualquer chamado. Disponibilizaremos o canal da nossa central de monitoramento, através de 118 e, em caso de necessidade, basta solicitar a presença da SMTT que iremos ao local”, explica o capitão Edson.

O coordenador de Trânsito da SMTT adverte, ainda, que o quantitativo de colaboradores que participarão do plano de segurança será definido de acordo com o trajeto do bloco e estimativa de foliões. “Os representantes de blocos devem avaliar o tamanho do trajeto, o fluxo de veículos por ele e se há roteiros de transportes públicos pelo mesmo. O número estimado de foliões também deve ser levado em consideração”, recomenda Edson.