Guarda Municipal apresenta propostas ao Conselho de Segurança do Santa Maria

Guarda Municipal
10/02/2017 16h04

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) participou na quinta-feira, 9, da reunião do Conselho de Segurança do Bairro Santa Maria. Na ocasião, o Diretor-Geral, subinspetor Fernando Mendonça, tratou das ações de prevenção à criminalidade que a GMA vai realizar na comunidade. Outras atividades de segurança e de ação social que visam à diminuição da criminalidade naquela região também foram discutidas entre os presentes.

A reunião contou com a participação do comandante do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (1º BPCom), tenente-coronel Hilário, do representante da 9ª Delegacia Metropolitana, delegado Gilberto Guimarães, agentes da Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT), moradores dos conjuntos Valadares e do loteamento Marivan, além de representantes da  Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública em Sergipe (Feconseg). Na oportunidade, os membros do Conselho ressaltaram a importância da interação do policiamento com a comunidade e agradeceram a forma como os órgãos de segurança vêm atendendo às necessidades da população, no que diz respeito à redução da criminalidade.

Uma das demandas expostas na reunião pelo Conselho foi o pedido de ações da GMA na segurança aos usuários do transporte público do bairro, que vem sofrendo bastante com a violência. Djenal Alves, membro do Conselho, também pediu um maior empenho para garantir a segurança dos profissionais e usuários do sistema de saúde e das escolas municipais da localidade.

“Nós queremos uma maior participação da Guarda Municipal nos espaços públicos. Que eles [os guardas] possam atuar no transporte público, nas praças que nós temos, nas escolas. Além disso, que os guardas tragam os projetos sociais da instituição para dentro da nossa comunidade e que participem inteiramente dessa parceria entre comunidade, conselho de segurança e Guarda Municipal. Nessa nova gestão, nós queremos que a Guarda Municipal possa abrir os olhos para a nossa comunidade e nos beneficie cada vez mais com suas ações, para que nós possamos ter segurança e tranquilidade para os profissionais e usuários dos sistemas de transporte, de saúde e de educação, fazendo o monitoramento e acompanhamento”, falou Djenal Alves.

O diretor Mendonça destacou que a instituição está disposta em atender os anseios da comunidade. “A Guarda Municipal de Aracaju tem todo interesse em contribuir com a população do complexo Santa Maria. Vamos expandir nossa atuação para os espaços públicos do Padre Pedro, conjunto Valadares, invasão Santa Maria e 17 de Março. A atuação não se restringirá apenas ao patrulhamento preventivo, mas também através da realização de ações sociais com a comunidade, principalmente a comunidade escolar, a fim de fomentar nas crianças e adolescentes pensamentos e ideias altruístas, solidárias e cidadãs. Essa é a nossa principal função, auxiliar na formação de cidadãos de bem que contribuam de forma positiva com a sua comunidade”, apontou.

Os representantes do conselho discorreram ainda sobre a necessidade da melhoria de infraestrutura do bairro, que apresenta problemas, tais como: iluminação precária em várias localidades e ruas sem saneamento básico, dificultando assim o trabalho do policiamento preventivo e o acesso a estas localidades.

O Conselho de Segurança informou que, além de cobrar melhorias do governo para a comunidade, pretende realizar ações nas escolas para conscientizar os jovens sobre o valor dos projetos sociais realizados na região. Formado por moradores do Bairro Santa Maria, o Conselho de Segurança conta com o apoio e participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e SMTT.