Matrículas da rede municipal de Educação encerram próxima quarta-feira

Educação
13/02/2017 16h10

A rede municipal da Educação de Aracaju está em contagem regressiva para o fim do período de matrículas externas do ano letivo 2017, que encerra na próxima quarta-feira, 15. Desde o último dia 6, o processo vem transcorrendo com tranquilidade em toda a rede que, este ano, abriu cerca de nove mil novas matrículas.

De acordo com a secretária Municipal da Educação, Cecília Leite, a rede tem capacidade de atender toda a demanda de Aracaju e por isso os pais não precisam ficar preocupados porque ninguém ficará sem vaga. “Para as unidades procuradas onde as vagas tenham sido supridas, a orientação que demos a todos os diretores é de que anotem as demandas suprimidas e, após o dia 15, iremos analisar as situações e juntos encontraremos a solução”, explica.

A secretária anuncia a novidade para as matrículas do ano letivo 2018. "Nossa prioridade é que no próximo ano, as matrículas na rede municipal da educação de Aracaju sejam feitas online. Já estamos em estudo para implementar esse novo modelo, o que facilitará bastante na agilidade do processo de matrículas", revela a secretária.

Vagas abertas

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Florentino Menezes, bairro Mosqueiro, Geane dos Santos, conta que há vagas na unidade de ensino. “Ainda temos vagas para a pré-escola (alunos de 4 anos), para o segundo ano, o quarto ano, o quinto ano, o sexto ano e para o nono ano. Até o dia 15 pretendemos preencher todas essas vagas. Nós distribuímos as senhas para a população e em nenhum momento tivemos filas. Nossa equipe está organizada em mutirão para dar agilidade ao processo de matrícula dos novos alunos. Alguns pais que não trouxeram a documentação necessária voltaram, mas já estão com data e horário de retorno ”, explica.

Já o diretor da Emef Marechal Henrique Teixeira Lott, bairro América, Gilson Correia Mariano, conta que mantém contato com as outras escolas. "Estamos em contato para recebermos alunos que não encontraram vagas em outras unidades de ensino. Nossa escola tem uma boa estrutura física e a expectativa é preenchermos as vagas que ainda temos no terceiro, quarto e quinto ano até a próxima quarta, 15”, informa o diretor.

Para ingressar na rede

O ingresso na educação infantil está dividido em duas possibilidades: as crianças de até 3 anos serão matriculadas nas creches e as crianças de 04 a 05 anos na pré-escola.  Para o ingresso no 1º ano, o aluno deve ter 6 anos de idade.

Para o ingresso no turno da noite, o aluno deve ter 15 anos completos no ato da matrícula. Já o aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, fará a matrícula nas Salas de Recursos Multifuncionais das unidades de ensino.

Documentação necessária

A documentação necessária para que os estudantes sejam matriculados nas unidades escolares da rede municipal são:

 Educação Infantil


- cópia da Certidão de Nascimento com a original
-cópia do cartão de vacinação da criança
- 02 fotos 3x4
- cópia do comprovante de residência
- cópia do cartão bolsa-família (NIS)
- cópia do RG do responsável legal

 Ensino Fundamental

- cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, quando couber, e apresentação do original para a devida conferência
-02 fotos 3x4
- guia de transferência original, salvo na hipótese da matrícula inicial
-cópia do comprovante de residência
- cópia do cartão bolsa-família (NIS)
- cópia do RG do responsável legal.