Técnicos avaliam implantação de prontuário eletrônico nas unidades de saúde

Saúde
14/02/2017 22h00

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniram-se na tarde desta terça-feira, 14, com o médico sanitarista Giliate Coelho, ex-diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) do Ministério da Saúde. O médico veio para auxiliar na avaliação de implantação do prontuário eletrônico, através do sistema SISP, adquirido na gestão anterior, mas que ainda não funciona nas unidades de saúde.

De acordo com a médica Ana Débora Santana, consultora extraordinária para Assuntos Governamentais da SMS, o sanitarista Giliate Coelho, além de ex-diretor do DataSUS, participou do desenvolvimento do E-SUS e do processo de Informatização do Programa Mais Médicos. “É um técnico especializado na área de informatização e que veio à Aracaju, a convite da SMS, na perspectiva de verificar a possibilidade de implantação do sistema em todos os estabelecimentos de saúde da capital”, informou Ana Débora.

Avaliação

Giliate Coelho e Adson Oliveira, coordenador de Informática da SMS, reuniram-se, na segunda-feira, 13, com técnicos da empresa que criou o software para implementação do prontuário eletrônico. “O sistema foi desenvolvido especificamente para o município de Aracaju, no entanto, ele precisa de ajustes. Faremos, a partir desta quarta, 15, um piloto na unidade de saúde Oswaldo de Souza, para podermos acompanhar e realmente avaliar se vale a pena a implantação deste sistema”, disse Giliate Coelho.

Ele explicou que a secretaria precisa se preparar para implantar este sistema. “É necessário computador, acesso à internet, impressora, uma mobília adequada. Enfim, tem que ter um planejamento mais amplo, não é só a aquisição do software”, enfatizou Giliate.

Ele afirmou que o sistema é uma ferramenta boa para o usuário do SUS, porque dá segurança de diagnóstico. “Por exemplo, um paciente é atendido por um médico na urgência, uma semana depois ele tem uma consulta na unidade básica com outro. Através do prontuário eletrônico o médico saberá quais as medicações que ele tomou na urgência, os exames que ele fez e isso faz com que o médico tenha mais segurança para diagnosticar corretamente”, exemplificou.

Sistema Integrado

Segundo o coordenador de Informática da SMS, o SISP é um sistema para ser integrado com a recepção da unidade de saúde, a agenda, o prontuário médico, a farmácia, a sala de vacinas e a requisição de material. “Este sistema somente funciona para a requisição de material. O Almoxarifado Central só despacha através dele, pois é onde tem o controle de todo o estoque, mas também precisa de modificações”, relatou Adson Oliveira.

Ele foi informado que a Unidade de Saúde da Família Oswaldo de Souza, no bairro Getúlio Vargas, já utilizava este sistema, mas foi verificado que somente a recepção e a agenda eram utilizadas. “Por isso, vamos usar esta unidade como piloto, vamos refazer o treinamento para os servidores e começar a implantação dos outros módulos para chegarmos a uma conclusão definitiva”, pontuou o coordenador de Informática.

Participaram da reunião nesta terça-feira, 14, na Secretaria de Saúde de Aracaju, além do médico Giliate Coelho e da consultora da SMS, Ana Débora Santana, a diretora de Atenção à Saúde, Guadalupe Ferreira, o coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap), André Baião, a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência, Roberta Lisboa, e a assessora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Waneska Barboza.