I Simpósio de Carnaval de Aracaju será aberto na próxima segunda

Cultura
15/02/2017 11h30

Na segunda-feira, dia 20, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) iniciará o I Simpósio de Carnaval de Aracaju, no Centro Cultural. O evento, que traz como tema “A história, o presente e o futuro”, será um espaço para discutir sobre os processos construtivos do carnaval na capital, sua história e também os desafios encontrados por aqueles que se dedicam o ano inteiro para levar alegria para o povo da terra das araras e dos cajus. A programação seguirá até o dia 23.

Segundo o presidente da Fundação, Silvio Santos, dizer que não existe carnaval em Aracaju é algo muito monótono que precisa ser repensado. “Durante todo o mês de fevereiro nossas ruas são animadas por blocos com diversos ritmos musicais. É uma festa contagiante e muito representativa para o povo aracajuano”, explica.

Para o coordenador de arte e cultura da Funcaju, Nino Karvan, esse é um momento de reflexão que ajudará nos planejamentos dos futuros carnavais da cidade. “Nós teremos a oportunidade de trocar ideais e debater com quem realmente entende do assunto. Com certeza tiraremos muitas coisas boas para implementar nos futuros eventos carnavalescos”, diz.

O simpósio será composto por mesa redonda, exposições, exibições de documentários sobre a história do carnaval de Aracaju e terá como encerramento o primeiro encontro de tambores de Aracaju com os grupos: Axé Kizomba, Burundanga, Sucata Sonora, Quilombo e Lateiros Curupiras. As inscrições estão acontecendo na recepção do Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) localizado na Praça General Valadão no Centro de Aracaju. Os participantes ainda ganharão um certificado de participação com 20h. Mais informações através do tel. 3214-5387.
 
Programação do I Simpósio de Carnaval de Aracaju

Local: Centro Cultural de Aracaju

20/02/2017 – Segunda-feira
14h – Credenciamento
15h - Abertura da exposição a Magia do Carnaval
16h - Exibição de filme: “A Suíssa Desce o Morro”
17h - Concerto com Orquestra Sinfônica da Escola de Artes Valdice Teles.

21/02/2017 – Terça-feira
14h - Mesa redonda: Um olhar sobre os carnavais de Aracaju no século XX.
Palestrante: Janaína Couvo – Aracaju (SE)
Debatedores: Gladston Santos (Baile dos Artistas) e Maria Isabel N. Santos. Cantora e pesquisadora (Escola de samba Tubarão da Praia).

22/02/2017 – Quarta-feira
14h – Mesa Redonda: Blocos Percussivos no carnaval de Aracaju.  Gibaldo Souza Santos - Axé Kizomba, Pedro Mendonça – Burundanga, Tom Toy – Lateiros Curupira e Irivan de Assis - Quilombo.
16h - Exibição do documentário: “Guitarra Baiana, a Voz do Carnaval”.

23/02/2017 – Quinta-feira
08h às 12h – Oficina de confecção de máscaras carnavalescas.
14h - Mesa redonda: Carnaval de Aracaju: Qual o futuro que podemos construir?  Debatedores – Mércia Barreto – Rasgadinho, Gibaldo Souza Santos – Liga Oficial Sergipana de Blocos e Escolas de Samba e Edson dos Santos Liga Sergipana de Blocos Carnavalescos.
16h – Primeiro encontro de tambores de Aracaju com os grupos: Axé Kizomba, Burundanga, Sucata Sonora, Quilombo e Lateiros Curupiras.