Projetos da administração municipal entram em discussão na abertura dos trabalhos na Câmara

Agência Aracaju de Notícias
15/02/2017 14h30

A abertura dos trabalhos na Câmara de Vereadores de Aracaju, realizada na manhã desta quarta-feira, 15, com a leitura da mensagem do prefeito Edvaldo Nogueira, eleva a expectativa pela discussão e votação de importantes projetos de interesse da administração municipal.

O mais urgente deles, protocolado já no dia de hoje, é o que vai propor a adoção de uma operação de crédito para o pagamento do salário pendente de dezembro dos servidores públicos do município. Para o vereador Antônio Bittencourt Júnior, líder do prefeito na Câmara, o que todos esperam dos 24 parlamentares da casa é que se possa fazer o máximo e o melhor possível em favor dos interesses da cidade de Aracaju.

“A Câmara é um espaço da pluralidade, é o espaço das diversas possibilidades de opinião, mas acho que todas devem convergir, sobretudo quando o interesse fundamental é da cidade. Acho que o projeto que o prefeito coloca aqui é um projeto que evidencia essa preocupação com o interesse da cidade, ou seja, herda uma administração com dívida de aproximadamente 50% do orçamento anual e precisa construir alternativas para resolver esse, que ele tem colocado como o mais importante problema a ser resolvido, que é o pagamento dos servidores públicos. Então nós trataremos aqui com cuidado e com aguçada análise, mas certamente sairá a melhor alternativa em favor do interesse da população de Aracaju”, declarou o vereador.

Outro projeto de lei do Executivo Municipal versa sobre a adoção do Brasão de Armas de Aracaju como marca perene das sucessivas administrações e ainda o congelamento do reajuste do IPTU.  Ao lado da vice-prefeita, Eliane Aquino, e na presença do presidente da casa, Nitinho Vitale, o chefe do Executivo Municipal falou a uma Câmara altamente renovada. Dos 20 candidatos à reeleição, apenas oito conseguiram se reeleger no último pleito.

Mensagem

Na leitura da sua mensagem, o prefeito afirmou que 45 dias após assumir a gestão da cidade, voltava a Câmara após quatro anos com alegria e confiança. Ele discursou por cerca de 1 hora fazendo um balanço das ações já encampadas nesse curto período, dando destaque para o pagamento de quatro folhas salariais em dois meses. Ele mencionou ainda a utilização de 100% do que for arrecadado com o IPTU para regularizar o pagamento do funcionalismo.

“O resultado do trabalho que realizamos nesse início de gestão, nesses 45 dias, me dá o direito de subir a esta tribuna com confiança. Porque com menos de dois meses de trabalho, já conseguimos apresentar resultados que justificam a fé do eleitor aracajuano em meu nome, e mostram que estamos no caminho certo”, disse Edvaldo.

O prefeito afirmou que contará com o trabalho dos parlamentares na reconstrução de Aracaju, dizendo acreditar na união de todos. “Na convergência dos melhores interesses pelo bem da cidade. No diálogo construtivo que, da visão plural e diversa com que uma cidade se faz, edifica algo novo, que faz a cidade avançar e ser melhor, sempre melhor. Há pouco mais de um mês, falei aos senhores da importância da união de todos para a reconstrução da nossa cidade. Tenho o orgulho de poder dizer que estamos cumprindo a nossa parte. Mas ainda não é o bastante. É preciso ainda muito trabalho para resolver o que foi destruído nesses últimos quatro anos. E ainda mais para enfrentar os novos desafios que virão para frente”, discursou.

Expectativas

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Nitinho Vitale, acredita que haverá grandes debates já nas próximas semanas, em virtude de questões relevantes que já estão sendo apresentadas. Ele acredita, contudo, que estas serão conduzidas com muita tranquilidade uma vez que há dois grandes líderes na casa, tanto de situação como de oposição, que mostrarão a população o papel dos vereadores. Sobre a atuação do prefeito Edvaldo Nogueira, ele disse que vem observando um comportamento ético.

“No momento em que ele corta 50% dos cargos comissionados, quando ele indica nomes relevantes, pessoas realmente comprometidas, para assumir as pastas da administração municipal, mostra um cuidado que o prefeito está tendo para zelar o dinheiro público. Nós estamos acompanhando de perto como presidente da Câmara. Estamos aqui tentando fazer essa intermediação entre o poder Legislativo e o Executivo, para que juntos possamos de uma vez por todas resolver um problema muito sério que é a reconstrução de Aracaju. A cidade passou quatro anos com dificuldades imensas, também devido a uma crise que abalou nosso país e que Edvaldo também pegou essa crise. Por causa dessa situação, tem que enxugar a máquina e fazer as coisas com muita transparência, com uma administração voltada para os interesses coletivos da população”, declarou o presidente.

O líder da oposição, vereador Elber Batalha, disse que Aracaju precisa de soluções e que ele não fará a política do “quanto pior, melhor”. “Serei oposição para fazer uma cobrança efetiva dos compromissos de campanha”, afirmou. Já a vereadora Emília Correia, disse que fará uma oposição responsável. “Na hora que o executivo fizer algo em benefício do povo de Aracaju vai ter o meu apoio”, destacou Emília Correia.