Fundat e Sebrae articulam ações com foco no empreendedorismo

Formação para o Trabalho
16/02/2017 16h55

Transformar a realidade econômica de Aracaju depende diretamente de investimentos em ações de empreendedorismo. E é com base nessa diretriz que a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vêm estreitando a parceria para, em curto prazo, efetivar projetos que busquem fomentar e expandir o empreendedorismo na capital sergipana.

Na tarde da última quarta-feira, 15, representantes das duas instituições se reuniram para alinhar futuras ações. Este encontro foi resultado dos desdobramentos obtidos na última reunião realizada no Centro Administrativo, conduzida pela vice-prefeita, Eliane Aquino, e com a participação de vários representantes de órgãos da Prefeitura.

Como primeiro passo, será realizado o levantamento de um diagnóstico de Aracaju, para entender realmente qual a demanda e, a partir disso, realizar projetos e ações direcionadas. Outro aspecto bem reforçado no encontro foi a necessidade de desburocratizar processos para o público geral.

Para o presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, o objetivo desta gestão é transformar Aracaju. "Precisamos fazer o certo: capacitar pessoas, mas para diretamente empregá-las. Não adianta oferecer os cursos sem pensar o que elas farão depois disso. Temos muita disposição e vamos buscar todo o suporte possível com o Sebrae. Vamos levantar todos os aspectos, abrir caminhos, justamente, para facilitar a vida do aracajuano. Disposição não nos falta", pontua o presidente.

Dando continuidade ao diálogo, o diretor técnico do Sebrae, Marcelo Barreto, expõe que é fundamental unir forças. "O Sebrae dará suporte, consultoria e tudo mais que a Prefeitura de Aracaju necessitar e nós pudermos ajudar. Temos o maior interesse, principalmente quando o assunto envolve micro empreendedores individuais (MEI), afinal, hoje, corresponde a quase 90% do nosso público. Vamos trabalhar juntos, em uma sólida parceria", afirma Marcelo.

Um novo encontro foi agendado para a próxima semana entre equipe técnica dos dois órgãos para já apresentar propostas e dar andamento aos projetos. "Agora, vamos cair em campo para mudar essa realidade. Principalmente dar andamento à lei geral do MEI, que estava parada, e sensibilizar a todos para a necessidade de ações efetivas para esse público. Vamos tornar tudo viável, sem tanta burocracia", explica a diretora de empreendedorismo e cooperativismo da Fundat, Rosana Amaral.