Curso de Manipulação e Higienização de Alimentos certifica 198 ambulantes

Formação para o Trabalho
17/02/2017 21h05

Com a proximidade do Carnaval, os ambulantes aracajuanos têm a oportunidade de aumentar a lucratividade do trabalho, comercializando os seus produtos em festejos carnavalescos, situados em diversos pontos da capital. Para que estes comerciantes possam oferecer ao folião um serviço de qualidade, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) possibilitou o curso de Manipulação e Higienização de Alimentos, que durante o mês de fevereiro, certificou 198 ambulantes aracajuanos, distribuídos em seis turmas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 
 
De acordo com a diretora de Formação Profissional (Dirfop), Selma França, além de a capacitação proporcionar ao ambulante o conhecimento necessário para a correta comercialização dos produtos, ela também assegura ao folião que os alimentos foram manipulados com higiene e qualidade. “Queremos mais uma vez agradecer a parceria com o Senac que teve um papel extremamente importante na captação destas turmas”, afirma Selma, ressaltando que a certificação é válida por um ano e serve para atuar em qualquer época festiva.
 
Orgulho da profissão
 
Irênio de Jesus tem 65 anos e é a quinta vez que participa da capacitação. “É bom porque em cada ano tem novidades e instruções diferentes”, diz Irênio, que trabalha no ramo desde os 15 anos. “Gosto de ser ambulante, nunca fui empregado de ninguém”, comenta o comerciante sem esconder a animação para as vendas no carnaval. “É um troquinho que eu ganho a mais e quando a gente sabe tratar e receber os fregueses, isso faz com que eles voltem outra vez”, revela.
 
Para o ambulante Jorge Simão, 54 anos, a capacitação possibilita uma troca de experiência e permite uma nova atualização do conhecimento. “Esse ano, o curso foi ainda mais proveitoso porque o professor trouxe um conteúdo diferenciado e puxou mais da gente”, afirma Jorge, ressaltando a importância do período festivo. “O carnaval é o nosso 13º, é o que vai pagar as nossas contas, o nosso dia a dia é assim, de um evento para o outro”, relata.