População do Porto Dantas comparece a mutirão de saúde

Saúde
18/02/2017 11h55

“Mutirões são sempre muito bons para a comunidade. Em apenas um dia conseguimos fazer vários exames e isso é ótimo. Espero que tenha mais vezes”. Essa foi a declaração da dona de casa Daniela Machado, que foi atendida na manhã deste sábado, 18, no mutirão realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Porto Dantas, localizado no bairro Porto Dantas. Foram ofertados exames de lâmina para as mulheres, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, teste rápido de gravidez e também a atualização do cartão de vacinação dos usuários.

Segundo a enfermeira da unidade, Nádia de Assis Leite, a Porto Dantas está se programando para realizar mutirões de saúde pelo menos uma vez ao mês. “Temos uma grande demanda de exames na comunidade, principalmente do de lâmina. Por isso, queremos realizar pelo menos uma vez ao mês ações como esta. Para se ter uma ideia, apenas neste sábado estamos fazendo mais de 40 exames de lâmina e mais de cem aferições de pressão e verificação de glicemia capilar”, disse.

Além disso, Nádia proferiu uma palestra sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) para os usuários. “Como estamos nos aproximando do carnaval, a palestra foi focada na prevenção das DST e ressaltei para os usuários a importância de usar o preservativo para se proteger de doenças e evitar uma gravidez indesejada. Precisamos tocar neste assunto cada vez mais”, afirma a enfermeira.

Unidade lotada

A pescadora Ângela Maria Nascimento, 51 anos, foi uma das primeiras a chegar ao mutirão. Ela conta que aproveitou o sábado para cuidar da saúde. “Vim fazer o exame de lâmina e também fiz a aferição da pressão e a verificação da glicemia. Aproveitei o sábado para cuidar da minha saúde e estou saindo satisfeita porque está tudo bem comigo. Sempre que tiver ações como esta farei questão de participar”, declarou.

E a aposentada Maria Menezes, 71 anos, também foi atendida durante o mutirão. “Estava precisando fazer o exame de lâmina e fui atendida rapidamente. Recebi orientações da enfermeira e ainda assisti à palestra sobre as DST. Foi um dia muito proveitoso”, disse.

Já a dona de casa Elinaerte Machado foi à unidade para atualizar o cartão de vacinação da sua filha de um ano e aproveitou para fazer o exame de lâmina. “Vim atualizar o cartão da minha filha e ela vai tomar duas vacinas. Como já estava na unidade, aproveitei para fazer o exame de lâmina. Então ter vindo ao mutirão foi bom para nós duas. A comunidade realmente precisa de ações como esta”, afirmou.