Qualificação profissional transforma vida de aracajuanos

Formação para o Trabalho
21/02/2017 10h00

Uma oportunidade era só o que faltava para Joelma Barbosa. A aracajuana de 34 anos de idade começou a trabalhar em um hotel na Orla da Atalaia faz 15 dias, após passar oito meses desempregada. Ela é uma das alunas que concluiu o curso de Camareira em Meios de Hospedagem ofertado pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação ao Trabalho (Fundat), e agora começa a reconstruir a vida.  

O contato de Joelma com o hotel veio depois de uma visita técnica que faz parte do cronograma do curso, realizado em parceria com o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para ela, o emprego com carteira assinada apareceu em boa hora.

"Eu precisava voltar ao trabalho, ganhar o meu dinheiro. Tenho um filho com 17 anos de idade e que ainda depende de mim. Eu até estava recebendo seguro desemprego, mas acabou. Eu agradeci demais a Deus essa nova oportunidade", contou.

A rotina de Joelma começa cedo, ela chega ao serviço às 7h30 da manhã. Segundo ela, apesar do pouco tempo no hotel, já se acostumou com as atribuições. "Fui me adaptando aos poucos. No início estranhei porque nunca havia pensado em trabalhar como camareira. Comecei no curso da Fundat como uma terapia, pois não queria ficar em casa sem fazer nada", completou a camareira.

A qualificação da nova camareira, segundo a chefe da governança do hotel, Dalva Gouveia, foi o que contou na hora de preencher a vaga foi o currículo. "Joelma já trabalhou com o público, então isso ajuda bastante. O dia a dia no hotel exige muita atenção. É preciso deixar tudo impecável e ela está se saindo muito bem aqui", declarou.

Assim como Joelma, várias pessoas sonham em voltar ao mercado de trabalho. É o caso de Gilvanete da Anunciação Santos, de 36 anos. Ela é baiana, mas mora em Aracaju há dois anos. Quando soube do curso, não pensou duas vezes e logo fez a inscrição. "Começamos o curso em novembro do ano passado. Foi muito interessante, a gente aprendeu bastante. A gente aprende tanto a parte teórica quanto a prática", afirmou.

Aulas

O curso de Camareira em Meios de Hospedagem termina nesta terça-feira, 21, e qualificou 18 alunos, que agora possuem uma capacitação a mais para um emprego. De acordo com a professora Andreia Cruz, o curso é uma oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho.

"Resgatar essas pessoas que ainda não têm uma atividade é muito importante e isso só acontece com o aprendizado. O curso dá um direcionamento a elas. Aracaju está crescendo muito nessa área de turismo e isso significa que as oportunidades podem surgir", ressaltou.

Os alunos aprenderam desde a história do turismo até a forma de recepção dos hóspedes no hotel. Tudo isso acontece em dois momentos: o primeiro nas aulas teóricas e o segundo nas aulas práticas. "A ideia é fornecer o máximo de informação pra que desempenhem um bom trabalho nos hotéis. Eles aprendem sobre unidade habitacional, como devem se comportar diante do turista. Um ponto bem discutido é a hospitalidade. Precisamos receber bem os visitantes porque um visitante satisfeito é alguém que vai retornar à nossa capital", explicou Andreia.

Para o coordenador da UQP do Porto D'antas, unidade onde aconteceu o curso, Ricardo Luiz Menezes dos Santos, o aprendizado abre portas. "É de suma importância qualificar essas pessoas porque o mercado de trabalho exige mais e mais conhecimento. Quem estiver mais bem preparado com certeza vai conquistar a vaga. Nós, da Prefeitura de Aracaju, estamos aqui pra ajudar", completou.

Cursos Livres

A Prefeitura também oferece cursos voltados para a capacitação profissional e  geração de renda. Eles têm curta duração e são realizados nas unidades do município. As inscrições para esses cursos estão abertas, num total de 28 turmas disponibilizadas nas áreas de informática, artesanato, pintura, culinária e língua estrangeira.  As inscrições podem ser feitas na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) onde o curso será ofertado ou na sede da Fundat (rua Pacatuba, nº 104, Centro).