Prefeitura atua para evitar novos problemas em casos de chuva

Agência Aracaju de Notícias
21/02/2017 15h19

Nas últimas 24 horas, os aracajuanos foram surpreendidos com fortes chuvas as quais resultaram em diversos transtornos. Para amenizar esses efeitos e evitar novos problemas, a Prefeitura Municipal realizou ações integradas em vários pontos da capital, que se estendem até esta terça-feira (21).

Evitando novos pontos de alagamento na cidade, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), por exemplo, intensificou o cronograma cotidiano de atividades e realiza a desobstrução de galerias pluviais em várias localidades. Avenida Maranhão, Bairros 18 do Forte, Siqueira Campos, São José, além das ruas Acre, Bahia e proximidades da Praça Graccho Cardoso, foram alguns pontos que sofreram com o volume de  águas, o qual superou a marca de 120 mm, segundo estimativas, e que já foram contemplados.

Cerca de 50 profissionais atuam nos trabalhos de intensificação, de acordo com o diretor de Operações da Emurb, Alberto Nascimento. “Estamos atendendo todas as regiões de Aracaju, conforme a capacidade técnica e as demandas chegadas até a nossa diretoria. Pedimos a colaboração dos aracajuanos para evitar jogar lixos e resíduos próximos a canais, bueiros e bocas de lobo, pois temos recolhido muito entulho de dentro das galerias", alertou o diretor.

Assim como a Emurb, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) também está realizando ações preventivas, atendendo a programação, devidamente elaborada pelo setor. “Não tivemos nenhuma ação provida pela chuva como ontem, que recebemos o chamado de seis árvores. Continuamos com ações planejadas de acordo com a programação da Emsurb, que são  as limpezas dos canais. Aproveito para pedir à população que não descarte o lixo de forma irregular. O ideal é acondicionar o lixo  e só colocar nas portas no horário que o carro da coleta vai passar, de preferência em vasilhames, evitando que o lixo seja arrastado, em caso de novos temporais”, advertiu Augusto Aranha, assessor de Comunicação da Emsurb.

Já a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), além de restabelecer seis, dos oito semáforos que apresentaram problemas, continua atuando na organização do trânsito e educação dos motoristas, garantindo a fluidez do tráfego nas ruas da capital. “Nos dois trechos cujos semáforos continuam inativos, que são nas avenidas Pedro Calazans com Sete de Setembro e Augusto Maynard com Rua Cedro, temos equipes de agentes trabalhando para assegurar que o trânsito flua dentro na normalidade”, destacou Nivaldo Cândido, assessor de Comunicação da SMTT.

O assessor lembrou, ainda, que os problemas nos semáforos foram resultantes da queda de energia. Além das equipes que se concentram nas áreas onde os dois semáforos ainda não foram estabelecidos, 30 agentes de trânsito atuam em outros pontos da cidade em atividades corriqueiras.

Núcleo Integrado da Defesa Civil

Ainda nesta terça, 21, o prefeito Edvaldo Nogueira criou o Núcleo da Defesa Civil de Aracaju. O grupo tem com o objetivo atuar na prevenção, gerenciamento e redução de danos de crises na cidade, em especial os provocados por chuvas ou outros fenômenos da natureza. No mesmo momento, foram apresentadas aos dirigentes municipais as primeiras diretrizes de trabalho.
Gerenciado pelo tenente-coronel Gilfran Mateus, atual coordenador da Defesa Civil Municipal, o Núcleo contará com a participação das secretarias da Saúde, Assistência Social e Educação, além das empresas de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb), Guarda Municipal (GMA) e Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT).