Secretaria e Ministério da Saúde discutem promoção da equidade em Aracaju

Saúde
21/02/2017 16h18

Com o intuito de promover a igualdade e garantir a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade em Aracaju, a Área Técnica de Promoção da Equidade, da Coordenação de Promoção à Saúde (Cops), que faz parte da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), se reuniu nesta terça-feira, 21, com o tecnologista em Gestão de Políticas Públicas de Saúde do Departamento de Apoio à Gestão Participativa (Dagep), do Ministério da Saúde (MS), Andrey Lemos, e também com gestores da Saúde para discutir a implementação das políticas de equidade no Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju.
 
Segundo Luiz Cláudio Soares, responsável pela Área Técnica de Promoção da Equidade, a troca de experiência com o tecnologista do MS foi muito importante porque, neste momento, a Saúde está no processo de planejamento para a implementação de políticas públicas na saúde município, voltadas, principalmente para a população negra, LGBT e pessoas em situação de rua.
 
“As desigualdades sociais impõem uma realidade muito difícil para as pessoas em situação de vulnerabilidade em Aracaju e, por isso, precisamos trabalhar rápido para promover a igualdade e garantir a inclusão social dessas pessoas. E a reunião com o tecnologista do Ministério e também com os gestores da Saúde, foi muito importante porque trocamos experiências justamente neste momento que estamos em processo de planejamento para a implementação de políticas públicas na saúde do município”, disse.
 
Ainda de acordo com ele, em breve, os gestores da Saúde se reunirão com movimentos sociais para levantar demandas e, assim, estruturar um plano de ação municipal de implementação das políticas de equidade em Aracaju.
 
“As pessoas em situação de vulnerabilidade tiveram historicamente o acesso à saúde negligenciando ou limitado e precisamos mudar isso. Em breve teremos uma reunião com movimentos sociais para ouvirmos as demandas deles e, assim, estruturarmos o plano de ação municipal de implementação das políticas de equidade em Aracaju”, conta Luiz.
 
Enfrentamento as iniquidades

Andrey Lemos ressaltou durante a reunião a importância da pactuação da implementação das políticas de promoção da equidade no SUS em Aracaju. “O que está acontecendo agora é um marco porque Aracaju sinaliza o desejo de enfrentar as iniquidades em saúde provocadas pelo racismo, LGBTfobia e outros determinantes sociais. Temos que pensar na garantia do acesso universalizado no SUS e é muito importante Aracaju entrar nesse debate e reafirmar o seu compromisso com a redução das desigualdades, principalmente, na saúde”, frisa o tecnologista do Ministério da Saúde.
 
Já para Ana Débora Santana, consultora extraordinária para Assuntos Governamentais da SMS, não se pode mais fechar os olhos para o problema da desigualdade. “É preciso investir em ações que possibilitem a todos os cidadãos o acesso à saúde, respeitando suas características pessoais e culturais. Não se pode mais fechar os olhos para o problema da desigualdade. Além disso, como produtores de saúde, nosso papel também é de ajudar as equipes da área da saúde a superarem suas dificuldades culturais e pessoais, rumo ao cumprimento dos princípios do SUS”, afirma.

Presenças

Participaram também da reunião a diretora de Atenção à Saúde (DAS), Guadalupe Sales Ferreira; a diretora de Vigilância em Saúde (DVS), Taíse Cavalcante; o coordenador da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Dalmare Sá e Ana Márcia coordenadora da Rede de Atenção Especializada (REAE), da SMS.