Prefeitura de Aracaju realiza ações de conscientização no trânsito

Agência Aracaju de Notícias
21/02/2017 18h29

A orientação foi dada no ritmo do Carnaval e com direito a bandinha de frevo.  A campanha educativa e preventiva desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com os municípios da Grande Aracaju (Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão), tem o objetivo de alertar a sociedade para os cuidados no trânsito, principalmente neste período de festa, em que o número de acidentes aumenta, devido à imprudência de condutores.

A ação ocorre nas saídas de Aracaju até a próxima sexta-feira, dia 24. De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito da Superintendência de Transportes e Transito de Aracaju, Selma Dantas, a campanha realizada antes da folia de Momo garante um melhor resultado. "Trabalhar a questão educativa nos dias de festa não tem um efeito significativo, porque quem está na folia tem o objetivo de conversar, de brincar, e não de estar ouvindo o que a gente tem pra colocar, mesmo sendo importante. Por isso, decidimos intensificar as ações nos dias que antecedem o Carnaval", colocou.

Durante a ação, são distribuídos panfletos educativos, e a cada parada os agentes conversam com quem está à frente do veículo.  Para a coordenadora do Projeto Vida no Transito da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Lijane Silva, essa parceria otimiza os resultados. "A saúde geralmente é quem paga a conta mais alta. É por isso que estamos aqui com outros órgãos para que a gente possa diminuir o numero de acidentes e mortes. Sempre que tem uma ação, a Saúde apoia, busca participar. Essa campanha tem despertado, inclusive, o interesse de órgãos no interior do estado e isso é muito bom", explicou.

Ainda de acordo com a coordenadora do Projeto Vida no Trânsito, os dados coletados servem para subsidiar as políticas na área da saúde. "Nós estudamos todos os tipos de acidentes. Fazemos uma análise pra ver de que forma podemos combatê-los. É válido ressaltar que o problema no trânsito é de todos. Não importa se o acidente ocorre na capital ou na grande Aracaju", complementou Lijane.

Apoio

A campanha conta com a parceria das SMTTs de Nossa Senhora do Socorro, da Barra dos Coqueiros e de São Cristóvão, do Sinpase, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e da Liga de Trauma (Litrauma) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Para o diretor de Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte Trânsito de Nossa Senhora do Socorro, Marcus Nabuco, é preciso somar cada vez mais. "Quando instituições e órgãos se unem com o mesmo objetivo você consegue atingir um numero maior de pessoas. Essa parceria ajuda a reduzir os índices de acidentes que ainda são alarmantes. Cerca de 50 mil pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito e a sociedade precisa se conscientizar disso", afirmou.

Quem foi abordado durante a campanha reconhece a importância de ações como essa.  É o caso do pedreiro João José, que pilota há 15 anos.  Segundo ele, nunca se envolveu em acidente. "Eu busco andar na linha, graças a Deus procuro fazer o correto. Agora, no trânsito existem pessoas que não dirigem com responsabilidade. Essa ação vai conscientizar mais esses condutores", disse.

O senhor Valdemir Henrique Silva também recebeu orientação na blitz educativa. "Vejo de forma positiva essa ação. Os condutores precisam entender de uma vez por todas que álcool e volante não combinam e que a vida vale muito. Eu sempre converso com meus amigos sobre esse assunto. Quando beber, entregue o volante a uma pessoa que não tenha bebido. Assim, todos brincam e saem seguros dos eventos", orientou.

Confira a programação da campanha ao longo da semana:

Quarta-feira (22/02)

Horário: 8h
Local: Rua F, na rotatória da entrada do conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão

Quinta-feira (23/02)
Horário: 8h
Local: BR 235 - Posto da PRF na saída de Aracaju

Sexta-feira (24/02)
Horário: 7h
Local: Depois da ponte Construtor João Alves, na Barra dos Coqueiros.