Eliane Aquino participa de abertura do curso Paternidade Responsável

Assistência Social e Cidadania
21/02/2017 21h32

Um curso em que homens aprendem sobre os principais cuidados com os recém-nascidos, além de serem estimulados a repensar a parcela de sua responsabilidade junto às mulheres na criação dos filhos. Esse é o objetivo do “Paternidade Responsável”, projeto realizado pelo Sindicato dos Bancários de Sergipe, que teve início na noite desta terça, 21, e prossegue até o próximo dia 24.

A ideia da realização do curso surgiu com a Lei nº13.257/16, que além de prorrogar a licença maternidade tornou possível a ampliação da licença paternidade de cinco para 20 dias. “Com o curso, os bancários poderão apresentar um certificado para comprovar que tiveram acesso a orientações sobre os cuidados com os bebês e acrescentá-lo na solicitação da prorrogação da duração da licença paternidade. O curso teve uma excelente procura e os participantes demonstram estar bem comprometidos”, explicou a presidente do SEEB/SE, Ivânia Pereira.

A vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social e Cidadania de Aracaju, Eliane Aquino, fez questão de prestigiar a abertura do curso e conversar com os futuros papais. “Encontros como esse são fundamentais. A sociedade precisa compreender que a relação entre homens e mulheres deve ser mais igualitária e isso começa ainda na gestação. Não podemos perpetuar a desigualdade de responsabilidades em que a mulher assume as demandas do mundo do trabalho formal do mesmo modo que os homens, mas acumula sozinha as tarefas domésticas e as principais encargos em relação à formação das crianças. Fico muito feliz em ver esse grupo tão empenhado. Desejo que seja o primeiro de muitos”, afirmou Eliane, que ressaltou o interesse em replicar a iniciativa do curso junto ao público atendido pelos equipamentos mantidos pela Semasc.

O curso está sendo ministrado por Monique Camila dos Santos, enfermeira há 15 anos e que atualmente trabalha na UTI Neonatal da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. “Espero que esse encontro possa enriquecer a relação de vocês com seus filhos, que vocês saiam transformados e com um olhar diferente, mais preparado e sensível às necessidades dos seus bebês”, destacou a instrutora ao se reportar aos alunos.

E os papais estão empolgados. A maioria do grupo é formado por pais de primeira viagem que estão aguardando a chegada dos seus bebês. É o caso do bancário João Paulo Santos Fontes, de 27 anos. “Participar desse curso é saber que estarei ao lado da mãe do meu filho no momento em que ela mais precisa. É saber que poderei participar mais ativamente da vida dele desde o início. Para mim, sem dúvida, esta é uma oportunidade única”, afirmou.