Prefeitura garante um Carnaval seguro e organizado na capital

Agência Aracaju de Notícias
22/02/2017 08h10

Para que a festa do Momo possa acontecer, não bastam apenas as serpentinas, confetes, fantasias e adereços. Juntamente com a alegria e animação do folião, toda a cidade se prepara para os dias de Carnaval. Em Aracaju, ações da voltadas para a saúde, limpeza, trânsito e segurança vão garantir a tranquilidade de aracajuanos e turistas que escolheram a capital sergipana para festejar durantes os dias de folia.

Visando a melhor organização da festa, as equipes da Prefeitura de Aracaju esquematizaram uma série de ações voltadas para os dias de Carnaval, sobretudo entre os dias 23 e 28, quando acontece o Rasgadinho e, assim, não apenas resguardar os que irão aproveitar os bloquinhos e festas, mas também aqueles que decidirem tirar o período de festejo para descansar.

Sinal verde para a alegria, mas, atenção ao trânsito

Seja para quem vai precisar se deslocar para os festejos de Carnaval ou para qualquer outra parte da cidade, a organização no trânsito é essencial para garantir a fluidez e evitar transtornos numa época do ano em que, naturalmente, as pessoas saem mais de casa. Pensando nisso, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), desde o início de fevereiro começou a esquematizar de que forma o trânsito seria organizado, principalmente durante os dias em que o Rasgadinho, maior bloco carnavalesco de Aracaju, dará o ar da graça.

Antes mesmo que a festa inicie, do último dia 20 até a próxima sexta-feira, 24, a SMTT realiza uma campanha educativa com foco na prevenção de acidentes. As ações vão acontecer em locais estratégicos de entrada e saída de veículos na capital.

Outra ação necessária, que já começa a valer nesta quarta-feira, 22, é a mudança de quatro linhas de ônibus que circulam pela avenida Pedro Calazans (local em que acontece o Rasgadinho) e imediações. Desta forma, até o dia 28 foram alteradas as linhas Augusto Franco/Bugio (001), Fernando Collor/DIA (002), Maracaju/DIA (005) e Santa Lúcia/DIA via Suíssa (706). Veja as alterações das linhas.

Também com vista no Rasgadinho, desde a terça-feira, 21, a SMTT vem realizando a ‘Operação Carnaval 2017’, que vai até 1º de março. Somente no bloco, 110 agentes de trânsito atuarão divididos em 22 por dia de evento.

A partir das 16h da sexta-feira, 24, primeiro dia de folia, a avenida Pedro Calazans será fechada para o trânsito de veículos entre a Rua Itaporanga e a avenida Barão de Maruim. Além da avenida onde está localizado o palco principal, serão isoladas as seguintes ruas: Siriri, Dom Bosco, Maruim, Permínio de Souza e Estância. Diferente das edições passadas, neste ano a principal entrada da festa será pela Rua Siriri, ao lado da Praça da Bandeira.

Com a saúde não se brinca

Que a animação durante o Carnaval é das grandes, isso todo mundo sabe, mas a preocupação com a saúde deve ser proporcional, por isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai trabalhar diretamente em duas frentes durante os dias de festa em Aracaju. A primeira delas é com a prevenção contra DSTs/Aids e a segunda com a vigilância sanitária.

Entre os dias 23 e 28, o Programa de DST/Aids e Hepatites  Virais da SMS participará do Bloco Rasgadinho. Os técnicos e os voluntários, chamados “Amigos da Prevenção” vão abordar os carnavalescos, no intervalo das 18h às 24h, com distribuição de insumos de prevenção (preservativo masculino, preservativo feminino e gel lubrificante), além de informações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), inclusive sobre o vírus HIV/Aids.

Diariamente serão ofertados 7.200 preservativos masculinos, 2.000 sachês de gel lubrificante e 500 preservativos femininos para garantir que o folião possa aproveitar a animação para também se prevenir.

Outra questão importante tem a ver com o cuidado com a alimentação nos dias da folia. Para tanto, a Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), além de ter um ponto de apoio no Rasgadinho, fará, entre os dias 23 e 28, fiscalização prévia antes do evento para vistoriar banheiros, inspecionar a estrutura das mesas onde os alimentos serão manipulados e o armazenamento de bebidas e gelo. Já nos dias da festa, os técnicos também vão estar à disposição dos foliões para atender qualquer demanda e checar possíveis denúncias.

Contudo, a Convisa estará atenta ao cumprimento da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) n°43 que trata sobre a prestação de serviços de alimentação em eventos de massa, ou seja, será feito um pente fino para assegurar que o folião tenha acesso a alimentos e bebidas que não prejudiquem a saúde e o bem estar.

Folião seguro

Para que a brincadeira seja tranquila, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) vai atuar de quatro formas diferentes. Além do trabalho realizado nos terminais da capital, que já têm surtido efeito e continuará durante os festejos, durante o Carnaval, serão disponibilizados para o Rasgadinho, a cada dia do evento, 50 guardas municipais, um ônibus de vídeomonitoramento, cinco motos e duas viaturas.

Ruas limpas nos dias de folia

Mesmo com as dificuldades encontradas no início da gestão, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), não deixará que o Momo e os foliões transitem por uma cidade suja, por isso, durante o Carnaval, o serviço de limpeza da cidade seguirá o cronograma habitual, contudo, por conta dos blocos de rua, logo depois da realização, equipes serão designadas para fazer a limpeza nos locais por onde os mesmos acontecerão.

Blocos liberados e alerta decibéis

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) começou o trabalho para o Carnaval antes mesmo de fevereiro chegar. Desde o início do ano, as equipes ambientais atuaram com o intuito de avaliar a área pretendida para os desfiles carnavalescos e a Sema realizou uma chamada pública para que os blocos se cadastrassem e, assim, aqueles que estivessem regularizados, pudessem ir às ruas.

Outro campo de atuação e que continuará durante o Carnaval diz respeito à poluição sonora. Sema vai fiscalizar os blocos e bares que farão uso de equipamentos sonoros no período festivo. Será observado o limite de decibéis e, caso exceda o permitido, haverá penalização com multa e, a depender, poderá ser ajuizada uma ação judicial.

Vale destacar a Lei Municipal nº 1.789/92, no artigo 27, diz que qualquer pessoa que considerar seu sossego perturbado por sons ou ruídos não permitidos deve comunicar ao órgão competente para que sejam tomadas as providências cabíveis. Portanto, para garantir seus direitos como cidadão é importante denunciar ligando para Sema, 3225-4151/3225-4178, ou se dirigindo à sede do órgão situada na avenida Pedro Paes de Azevedo, nº 853, bairro Salgado Filho.

Para não perder nenhum dia da festa

O folião que deseja conhecer a programação dos blocos carnavalescos da capital, podem ficar tranquilos, segue o calendário da festa:

 
23/2 - Baile Carnavalesco do Jardim Escola “BabyLeu”  - Rua Ananias Azevedo, nº 605 – Bairro Salgado Filho       
23/2 - Carnaval do Berçário “Le Petit”    - Rua Francisco Portugal, nº 566 – Bairro Salgado Filho       
24/2 - Bloco Carnavalesco do Centro Educacional Siqueira Campos.    - Rua Pernambuco, nº 1117- Bairro Siqueira Campos       
24/2 - Bloco “Colombina”    -  Rua Aristide Bispo – Bairro Getúlio Vargas       
24 a 28/2 - Carnaribé 2017     - Avenida São Paulo       
25/2 - Carnaval do grupo Afro Quilombo    - Rua Geruzinho – Bairro Getúlio Vargas       
25/2 - Festa de Carnaval da rua M-4    - Rua M-4, nº 644-  Conjunto Augusto Franco       
25/2 - Bloco “Pula Pula”    - Rua José de Melo – Bairro Cidade Nova       
25/2 - Bloco “Galera”    - Rua Lúcia da Fonseca Matos       
25/2 - Bloco “Alto Astral”    - Rua B4 – Bairro Aeroporto       
25/2 - Bloco “Papelão de Reciclagem”    - Ruas do Bairro América       
25/2 - Evento “Carnavalê”    - Rua José de Faro Menezes – Bairro Garcia       
25/2 - Bloco “Quem é mito vem comigo”    - Avenida Augusto Franco (Churrascaria e Restaurante Daniely)       
25/2 - Bloco Gorezada    - Rua Olaria, nº 252 – Próximo ao Bar do Zidoro       
25 e 26/2 - Bloco Carnavalesco “As Cajuranas”    - Ponte do Imperador (Avenida Ivo do Prado)       
25/2 - Bloco Carnavalesco “Nega Maluca”     - Rua B 3 (Conjunto Bugio)       
25/2 - Bloco do MINPA (na luta pela paz)    - Ruas do Bairro Novo Paraíso       
26 e 28/2 - Carnaval do Bairro Industrial     -  Avenida Corinto Leite (Bairro Industrial)       
26 e 28/2 - Bloco de Carnaval na Avenida.    - Avenida Gasoduto – Conjunto Orlando Dantas       
26 e 27/2 -7º Bloco Carnavalesco “As Mariposas”    - Rua Presidente Jânio Quadros – Bairro São Carlos       
26/2 - Carnaval de Rua    - Avenida Ayrton Senna – Conjunto Almirante Tamandaré.       
26/2 - Bloco “Tarcagaio”    - Ruas do Conjunto Jardim Atântico – Bairro Coroa do Meio       
26/2 e 28/2 -  Carnaval de rua do Grupo Eterna Juventude    - Orla Por do Sol       
26/2 - Bloco Carnavalesco “Edelzuita e sua mãe”    - Rua Capitão Manuel Gomes – Bairro Santos Dumont       
26/2  - Bloco Carnavalesco “Os Largadinhos”    - Rua Amapá, nº 411 – Bairro Siqueira Campos       
26/2 - Bloco “Criliber”    - Rua Riachão- Bairro Cirurgia       
26/2 - Bloco “Dos Amigos”    - Avenida Tancredo Campos – Bairro Industrial       
26/2 - Bloco Carnavalesco “Mãe Terra”    - Rua Japaratuba, nº120- Bairro Santo Antônio       
26/2 - Bloco “Unidos do Paraíso”    - Rua Farolândia – Bairro Novo Paraíso       
26/2 - Bloco “Haussay”    - Rua Aristide Bispo – Bairro Getúlio Vargas       
26/2 - Bloco “Piranhas”    - Rua Poço Verde – Bairro Suissa       
26/2 - Carnaval da Associação Comunitária “Carminha Vasconcelos”    - Rua Luiz Gonzaga- Bairro Santos Dumont       
26 e 28/2 - Bloco “Zé Pereira”     - Avenida Mario Jorge Menezes Vieira, nº 1350 – Bairro Coroa do Meio       
27/2 - Bloco dos Amigos    - Avenida Monteiro Lobato – Bairro Atalaia       
27/2 - Bloco “Me dê Papai”    -Rua Tânia Mota da Paixão – Bairro São Carlos       
27/2 - Bloco “Caiçara”    - Rua B – Bairro América       
27/2 - Bloco “Os Piniqueiros”    - Avenida Gonçalo Rollemberg- Estacionamento da Loja Pisolar       
28/2 - Bloco de rua “Meladinho”    - Rua Belém, nº 536 – Bairro Industrial       
28/2 - Bloco “Unido da Suissa”    - Rua Leonel Curvelo – Bairro Suissa       
28/2 - Bloco “Sabadinha”    - Rua B – Bairro Valadares       
28/2 - Bloco “Carnagalega/2017”    - Camunidade das Malvinas       
28/2 - Bloco “Abusados”    - Conjunto Duque de Caxias       
28/2 - Bloco da Rua Jardim Bahia e is Inimigos da 2ª    - Rua E- Jardim Bahia