Presidente da Emsurb intermedeia diálogo entre a Cavo e Sindilimp

Serviços Urbanos
22/02/2017 18h59

Reafirmando sua disposição ao diálogo e o compromisso da Prefeitura de Aracaju com a população, o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Mendonça Prado, recebeu nesta quarta-feira, 22, representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública e Comercial de Sergipe (Sindilimp) e da empresa Cavo, para buscar uma solução para a questão da paralisação dos serviços de limpeza da capital.

"Queremos com essa reunião estabelecer a conciliação de forma administrativa, pois a Emsurb não tem competência jurídica para julgar o mérito da questão entre a empresa Cavo e o sindicato. É nosso desejo e do prefeito Edvaldo Nogueira que esse impasse seja resolvido o quanto antes, pois a população não pode ser mais prejudicada", ressaltou o presidente Mendonça Prado.

Ainda durante a reunião, Mendonça demonstrou preocupação com a proximidade do período de Carnaval e o impacto dessa paralisação na economia da cidade. "Fizemos um apelo para que o sindicato aumente o número de equipes nas ruas. O acúmulo de lixo prejudica diretamente a população e toda a cadeia turística da capital", frisou o presidente da Emsurb. 

Os trabalhadores que fazem a coleta de lixo paralisaram as atividades nas primeiras horas da manhã da terça-feira, 21. Segundo o diretor de relações de trabalho do Sindilimp, Alexsandro dos Santos, cerca de 40% do efetivo estão nas ruas. O motivo da greve é a falta de condições de trabalho e o não pagamento de hora extra.

O presidente da Emsurb, Mendonça Prado, ouviu atentamente as explicações do diretor operacional da empresa Cavo, Udo Gabriel Vasconcelos, que alegou ter atendido parte das reivindicações do sindicato. "Essa nova gestão da prefeitura de Aracaju, está nos dando condições financeiras de atender parte das demandas do sindicato. Até o final desta semana parte do fardamento será entregue para os nossos colaboradores. Também estamos trabalhando para melhorar a logística da distribuição de água para as equipes. Não temos interesse em destratar nenhum trabalhador", ressaltou o diretor Udo Gabriel.

O presidente do Sindilimp, Rayvanderson dos Santos, explicou não ser intenção do sindicato prejudicar a população. "Achamos produtiva a reunião de hoje mediada pela Emsurb. Vamos manter o diálogo com a empresa Cavo na busca de melhorias para a categoria. Não é desejo do sindicato prejudicar a população".

A reunião teve a presença do vice-presidente do Sindilimp, Anderson Vidal, o diretor de relações de trabalho do sindicato, Alexsandro dos Santos, o assessor jurídico da Cavo, Bruno Pottes, o diretor de Operações da Emsurb, Roberto Gomes, e representantes da assessoria jurídica da Emsurb.