Educação e Guarda traçam estratégias para garantir segurança nas escolas

Educação
23/02/2017 10h40

Com o objetivo de discutir ações para intensificar e qualificar a segurança nas unidades escolares, a gestora da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Maria Cecília Leite e o diretor da Educação básica, Manuel Prado, reuniram-se, na manhã da última quinta-feira, 22, com o comandante Geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Subinspetor Fernando Mendonça.

Esse é o segundo encontro e tem a finalidade de efetivar ações já discutidas em uma primeira reunião entre os órgãos. A secretária Maria Cecília Leite explica que a Semed e a GMA estão trabalhando com afinco para garantir o início das aulas de forma tranquila.

“Nessas reuniões estamos discutindo ações e tomando decisões, em parceria, para que o início do ano letivo se dê de forma tranquila e para garantir a segurança dos alunos e professores nas unidades de ensino da rede municipal de Aracaju”, destaca a secretária.

Na ocasião, o comandante apresentou à secretária um relatório com o levantamento sobre cada unidade escolar da rede da Educação do município. O documento apresenta particularidades de funcionamento das 74 unidades de ensino da rede da Educação. Detalhes como horário de funcionamento, faixa etária dos alunos, presença de políticas estudantis, informações sobre a comunidade escolar, entre outras, estão descritas no relatório.

Ação


O comandante geral da Guarda explica que a instituição dividiu as escolas por área para que o quantitativo destinado à segurança nas escolas dê conta fazer segurança de todas as unidades. “Esse estudo tem a finalidade de aproveitarmos o pessoal que nós temos nesse momento de forma otimizada, vamos dispor de cinco viaturas equipadas com telefones que abrangerão uma área na qual todas as escolas de determinada área sejam atendidas em 30 minutos”, explica o comandante.

A secretária Cecília Leite propôs, ainda, uma ação de segurança envolvendo as escolas, os conselhos tutelares e os conselhos comunitários de segurança de cada bairro. “É importante que envolvamos a comunidade escolar como um todo nessa discussão e que apresentemos esse estudo para que, em conjunto, o poder público e sociedade civil ajam para melhorarem a segurança dentro e fora das escolas”, argumenta.

Na oportunidade, Cecília pontuou sua preocupação com a violência e analisou que a segurança é uma questão bem maior do que acontece dentro da escola. "Nem a guarda sozinha dá conta de responder pela violência no entorno da escola, então é fundamental que a sociedade civil esteja empenhada junto conosco para enfrentarmos a falta de segurança”, avalia.