Oficina de máscaras carnavalescas é atração no I Simpósio de Carnaval

Cultura
23/02/2017 13h35

Carnaval sem máscara não é carnaval. E uma das atrações da programação do I Simpósio de Carnaval, realizado pela Funcaju, foi uma oficina de confecção de máscaras carnavalescas. A oficina aconteceu na manhã desta quinta-feira, 23, no Centro Cultural de Aracaju e foi ministrada pelo produtor cultural Rosivaldo Alves.

"A necessidade do glamour e da brincadeira da máscara é fundamental para que as pessoas saiam do óbvio. Com isso desenvolvemos ações afirmativas do carnaval trabalhando com as crianças e adultos. Trazendo alegrias e brincadeiras no clima carnavalesco. As máscaras também tem teor cultural, existem desde os primórdios e aqui no Brasil ela é aplicada nos movimentos do entrudo, que são os três dias que antecedem o carnaval onde tudo era permitido", ressaltou Rosivaldo.

A oficina mostrou três tipos de máscaras. A primeira foi a de papel machê com materias reciclados, que usa uma técnica de origem francesa. A segunda foi a máscara de atadura gessada, que usa o próprio rosto da pessoa como molde e utiliza a pintura e a massa acrílica. Por último a máscara livre, que pode ser de diversos materiais como o emborrachado, cartolina com glitter e lantejoulas.

A estudante Elisângela Santos, foi uma das participantes da oficina e saiu bastante satisfeita. "Uma oficina bem interessante. Você aprende a fazer o símbolo da magia do carnaval. O erotismo do carnaval são as máscaras. Eu acredito que as máscaras são a mistura do "eu posso e não posso". Elas transmitem alegria e com elas também aprendemos mais da nossa cultura. São ensinamentos que temos que aproveitar o máximo que puder", destacou Elisângela.

O estudante de teatro Claudir Daniel, formado em Artes, é um pesquisador da cultura popular do carnaval e foi um participante bastante ativo do Simpósio de Carnaval realizado pela Funcaju.

"Faço pesquisas relacionadas a escolas de samba em Sergipe e sempre estou neste meio. Gostei muito da programação do Simpósio e vai ajudar bastante nos meus trabalhos acadêmicos", revelou Claudir.

A programação do I Simpósio de Carnaval chega ao fim na tarde desta quinta com a mesa redonda: "Carnaval de Aracaju: Qual o futuro que podemos construir?" e o primeiro encontro de tambores de Aracaju com os grupos: Axé Kizomba, Burundanga, Sucata Sonora, Quilombo e Lateiros Curupiras.