Doenças transmitidas pelo Aedes foram tema de reunião da Saúde

Saúde
23/02/2017 17h06

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve reunida na tarde desta quinta-feira, 23, com representantes das Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIHs) e dos hospitais e maternidades de Aracaju. Realizada no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do Siqueira Campos, a reunião mensal tratou do índice de doenças classificadas como arboviroses na capital.  

De acordo com a técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da SMS, Raulina Gomes, essas reuniões mensais tem como objetivo alinhar o funcionamento do trabalho entre a rede hospitalar pública e privada de Aracaju e a gestão municipal. "O nosso intuito é esclarecer sobre as questões pertinentes aos agravos de notificação, hoje, especificamente, decidimos falar sobre as arboviroses devido à sazonalidade desse período de verão e proliferação do Aedes aegypti em que pode ocorrer o aumento de usuários chegando aos hospitais com sintomas de dengue, chikungunya ou zika e nós precisamos receber essas notificações", afirmou.

A reunião tratou ainda de questões que envolvem o trabalho da Covepi e da parceria entre a SMS e as coordenações de cada unidade hospitalar. Raulina falou sobre a importância de um olhar mais atento por parte das unidades hospitalares a respeito das arboviroses. "Apesar da visível diminuição dos casos dessas doenças aqui em Aracaju é preciso manter um olhar atento a elas sempre", pontuou.

A gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes, Taíse Cavalcante, discorreu sobre como é feito o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) na capital, além de questões que envolvem o combate ao mosquito na rotina diária de trabalho dos agentes de endemias e também, esclareceu algumas especificidades das arboviroses para os participantes.

O que são arboviroses?

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

Existem 545 espécies de arbovírus, sendo que 150 delas causam doenças em seres humanos. Apesar de a classificação arbovirose ser utilizada para classificar diversos tipos de vírus, como o mayaro, meningite e as encefalites virais, hoje a expressão tem sido mais usada para designar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como o Zika vírus, febre chikungunya, dengue e febre amarela.