SMTT finaliza campanha educativa de Carnaval

Transporte e Trânsito
24/02/2017 12h45

Sexta-feira de Carnaval. Muitas pessoas já se preparam para pegar a estrada em direção à folia ou ao descanso em outras cidades. Aqueles que saíram de Aracaju, logo no início desta manhã, e seguiram em direção à Barra dos Coqueiros, encontraram ao final da Ponte Construtor João Alves o que parecia a concentração de um bloquinho de Carnaval, mas, na verdade era a junção de órgãos no trabalho de conscientização no trânsito em uma das épocas mais movimentas nas estradas em todo o país.
 
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) finalizou nesta sexta-feira, 24, uma campanha educativa que teve início na última segunda-feira, 21, e envolveu outros órgãos de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no período do Carnaval o tráfego das estradas na saída de Aracaju aumenta em torno de 40%. Esse aumento, contudo, foi visto como uma oportunidade de trabalhar a educação no trânsito e, assim, evitar acidentes que, bem como o fluxo, também crescem nessa época do ano.  

Realizando a abordagem dos condutores, as equipes da SMTT de Aracaju, da Barra dos Coqueiros e de Nossa Senhora do Socorro, e também equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e da Liga de Trauma (Litrauma) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), tiveram como foco a conscientização, prevenção e, consequentemente, diminuição dos acidentes de trânsito. 

Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT da capital, Selma Dantas, o trabalho ostensivo durante a semana que antecede o Carnaval é uma mudança de pensamento com relação à abordagem aos motoristas. “Nós já estivemos em outras situações, como dentro de blocos e percebemos que a prevenção tem um resultado muito maior. Nesta ação específica, a junção da SMTT de Aracaju, Barra e Socorro e demais órgãos, principalmente da Saúde, é de extrema importância. A sociedade precisa enxergar que nós estamos preocupados e que ela precisa nos ajudar. Quando a gente tem muita pessoa pensando nessa saída, melhora a mobilidade e, como consequência, a gente tem um trânsito mais harmônico, se ele é harmônico, temos menos acidentes. Precisamos melhorar as estatísticas”, afirmou Selma. 

Como parte envolvida na ação, a Barra dos Coqueiros recrutou suas equipes para fazer parte da ação integrada. O superintendente da SMTT desse município, Gilvan Mecenas, ressaltou a necessidade de os condutores se precaverem.  “É necessário passar para a população a segurança no trânsito. Eu vejo que essa integração tem uma grande importância, ainda mais numa data que antecede o Carnaval. É preciso que mostremos aos condutores que eles devem respeitar as leis do trânsito para evitar acidentes na pista e também a perda de vidas”, frisou. 

Trânsito também é questão de saúde 

É consenso entre os órgãos ligados à Saúde: os acidentes de trânsito vêm causando um impacto negativo na assistência. Esse foi um dos motivos que levou equipes do Samu a fazer parte da campanha promovida pela SMTT de Aracaju. “Na prévia do Carnaval, nós estamos trabalhando com o ‘Se beber não dirija’ e aí nos juntamos com os parceiros que têm campanhas parecidas para que a gente possa conscientizar o folião que não combina a questão do álcool e direção e, por conseguinte, possa diminuir o número de acidentes. Se fala muito que a Saúde tem dificuldades, tem deficiência, superlotação, mas porque muitas vezes a população não faz a parte dela. Infelizmente, no país, nós temos uma saúde muito curativa e não preventiva, então, a ideia é incutir na cabeça das pessoas que se elas prevenirem evitarão que mais acidentes ocorram”, considerou Roney Barbosa, coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu. 

Lijane Silva, coordenadora do projeto Vida no Trânsito, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e executado pela SMS, ressaltou a preocupação com os acidentes. “Uma das nossas funções é fazer a vigilância dos acidentes, como eles acontecem, onde acontecem, o porquê acontecem e agir de forma a tentar diminuir o número deles. Como a gente percebeu que a maior prejudicada era a saúde, foi necessário fazer essa junção com os órgãos de trânsito para tratar da prevenção. Essa união tem trazido ótimos resultados”, disse.

Da formação para a rotina ao volante 

O último balanço realizado pelo Departamento de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) apontou que o estado possui cerca de 500 mil condutores habilitados e, logicamente, a maior concentração está na capital. Porém, mesmo que na autoescola sejam passadas lições e cuidados no trânsito, de acordo com o presidente do Sindicato das Auto Escolas e membro do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde no Trânsito, José Alberto Santos Silva, quando o condutor chega às ruas, parece que esquece alguns pontos de extrema importância e, por isso, campanhas de educação no trânsito se fazem essenciais. 

“Esse trabalho conjunto só ajuda a reforçar o que procuramos fazer na formação e que o condutor deve usar no trânsito e, muitas vezes esquece. As pessoas acham que os acidentes só acontecem com os outros, mas não. Por isso é necessário chamar atenção para aquilo que a todo o tempo lembramos, como o “se beber não dirija”. Precisamos ter consciência e união no trânsito. A construção do condutor vai além das paredes das autoescolas”, ressaltou. 

O lúdico como instrumento de conscientização 

Mesmo cheio de orçamentos e adereços coloridos, os integrantes do Grupo Cones da SMTT de Aracaju realizam um papel efetivo para a educação no trânsito, foco da campanha realizada. Através do lúdico, eles chamam a atenção dos condutores e pedestres. 

Um dos membros do grupo, Diego Teles, explicou que, para ações como essa, tudo é pensado nos mínimos detalhes. “Até a nossa roupa é customizada por nós com todo o cuidado. Utilizamos as cores que representam o trânsito como o verde, o amarelo e o vermelho. Como somos um grupo de teatro, trabalhamos as questões do trânsito de forma lúdica para levar a informação. Procuramos chamar atenção de maneira criativa para que os condutores e pedestres se atentem para o que é, de fato, importante quando estão nas ruas e estradas”, contou.