Mais de seis mil servidores já receberam os salários de dezembro

Agência Aracaju de Notícias
24/02/2017 12h50

Quase 60% dos servidores municipais de Aracaju sacou integralmente o seu salário referente ao mês de dezembro de 2016 até o final da manhã desta sexta-feira, 24. Somadas as operações de crédito efetivadas na Caixa Econômica Federal e no Banese, mais de 6.800 servidores já receberam e ficaram tranquilos para curtir o feriado prolongado. Em muitos casos, inclusive com dois salários no bolso, já que a Prefeitura também antecipou para hoje o pagamento de fevereiro.

Desde a última quarta-feira a operação de crédito já está disponível para o servidor. Somente a Caixa avaliou e contratou até o final de quinta-feira, 4300 operações. O servidor do setor Administrativo Nathanael Ramos, conta que quase não enfrentou fila nenhuma e que sua operação foi resolvida em menos de 15 minutos.

“Optei por ir à minha própria agência da Caixa Econômica. Eles disponibilizaram funcionários para fazer o pré-atendimento e dois caixas eletrônicos para as operações. Inclusive, lá recebemos a informação de que a melhor solução é sempre procurar a própria agência, porque se tiver qualquer problema eles mesmos resolvem. Assim que a operação foi realizada o valor disponível apareceu na tela e em menos de 24 horas meu dinheiro estava na conta. Com a ação da prefeitura, além de estar com meu salário em dia, pude receber o valor que ficou em aberto no ano passado. É para sorrir à toa, não é?”, conta satisfeito.

O gerente regional da Caixa, Ricardo Porto de Miranda, avaliou positivamente a ação conjunta. “Foi uma experiência muito rica. A gente teve de montar uma operação para atender a demanda da Prefeitura, tivemos alguns problemas no início por conta de avaliações, do sistema que estava muito lento e a gente não conseguia avançar, mas entendemos que um público 7800 pessoas ser atendidas em três dias é uma vitória”, disse. A expectativa é que até as 16 horas a Caixa atenda ainda, em todas as agencias, em torno 800 pessoas.

Já o Banese até o final da manhã desta sexta, executou 2548 operações de crédito, sendo a maioria realizada diretamente nos guichês de autoatendimento. Somente 441 pessoas foram atendidas no interior das agências. O banco montou uma estratégia diferenciada de atendimento em cinco agências: Central, DIA, Siqueira Campos, Jardins e a situada na avenida Melício Machado, funcionarão em horário especial (das 8 às 10h), especificamente para atendimento aos servidores municipais. Além disso, o banco também atende os servidores que recebem em outros bancos.

A pedagoga aposentada Margarete Nunes estava apreensiva também não teve dificuldades. “Eu vim fazer o contrato, de certa forma tranquila e fiquei mais ainda depois das informações que obtive junto ao banco. A funcionária me passou muita segurança afirmando que é a Prefeitura quem vai se responsabilizar, sem ônus para o servidor, mesmo em forma de empréstimo, não ficaremos com encargos. Fiz todo o procedimento e já sairei daqui com o resultado”, contou logo após efetivar o crédito no caixa eletrônico.

Para quem ainda não buscou o serviço, não precisa se preocupar, pois ele continuará depois do carnaval, ao longo do mês de março. Já o parcelamento do salário somente irá ocorrer caso o servidor não opte por essa operação de crédito, e espere para receber o pagamento do salário pendente em 12 vezes, a partir do mês de março, e acrescido de um abono de 25,34% diluído nas respectivas parcelas.

Pendências

Os servidores que tiveram algum tipo de impedimento ou pendência junto a Caixa, o gerente informou que até às 10 horas foi encaminhada a relação para a prefeitura, por meio da de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), para viabilizar ainda hoje com outras instituições financeiras para que ninguém fique sem receber o salário de dezembro.

“Hoje nosso atendimento diminuiu bastante em relação aos outros dias, a maior parte das pessoas já foi atendida e a procura já começou a diminuir, então a gente está atuando mais naqueles casos que tem alguma ocorrência que a gente não pode atender na hora, na correção. Aqui na prefeitura estaremos só até hoje, porque a gente entende que já absorveu a demanda. Vamos avaliar depois do carnaval se mantêm uma estrutura mais enxuta aqui ou não”, contou.

A escriturária de uma das agências do Banese, Idacilene Mota, disse que muita gente chegou apreensiva, com medo. “Mas quando nós explicamos que a Prefeitura, todos os meses vai creditar o equivalente a uma prestação no contracheque para compensar o débito que vai acontecer com o empréstimo, elas respiraram aliviada dizendo que é muito simples. Foi gerada muita repercussão negativa e isso criou o incômodo nas pessoas. O mais importante foi que a Prefeitura se dispôs a regularizar uma dívida que nem era da atual gestão. Posso dizer ao servidor que ainda não tomou o empréstimo que ele pode vir ao banco e voltar para casa com a mente tranquila porque a responsabilidade agora é da Prefeitura”, esclareceu.

A Lei

A Lei que permitiu a Prefeitura de Aracaju realizar a operação foi aprovada na Câmara de Vereadores, no dia 16 de fevereiro. Ela "concede abono especial, de caráter indenizatório e transitório, aos servidores públicos, ativos ou inativos, aos empregados públicos da Administração Pública Municipal que não tenham recebido a remuneração de dezembro de 2016". O abono corresponde a um percentual de 25,34% incidente sobre o valor líquido da remuneração do servidor. Além disso, a prefeitura fica autorizada a arcar com as despesas bancárias que o servidor público venha a ter junto a instituições financeiras em decorrência de eventual atraso no pagamento das parcelas mensais do abono. A lei ainda previu que a contratação do crédito não estava sujeita aos limites de comprometimento da margem consignável.