Unidade Ávila Nabuco realiza ações de promoção à saúde

Saúde
24/02/2017 15h01

O Carnaval deu o tom das atividades realizadas na manhã desta sexta-feira, 24, pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Unidade de Saúde da Família (USF) Ávila Nabuco, localizada no conjunto Médici. O colorido da festa de Momo invadiu a Associação de Moradores da localidade, onde aconteceu a 2ª Oficina de Memória com o grupo de idosos. Em seguida, os profissionais de saúde juntamente com estudantes da Universidade Federal de Sergipe fizeram um trabalho de prevenção na feira livre, onde distribuíram camisinhas e panfletos educativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A Oficina da Memória, segundo Arlene, fonoaudióloga do Nasf, é um trabalho que começou a ser desenvolvido na unidade recentemente e teve uma aceitação muito boa. “Nós avaliamos  aproximadamente 56 idosos para conhecer o nível de memória deles e a partir dos desses resultados nós começamos a desenvolver as atividades. Hoje  aproveitamos o período festivo e trouxemos para a oficina as marchinhas de Carnaval  com o intuito de estimular a memória do grupo através da música”.

Já na feira livre o foco foi promover a saúde por meio da política de prevenção. “A gente sabe que nesse período de Carnaval a sexualidade fica aflorada e por isso nós resolvemos fazer essa atividade educativa para alertar os feirantes, os consumidores  e a população em geral com relação as  Infecções Sexualmente Transmissíveis, como Sífilis, HIV, entre outras”, explicou a gerente da USF Ávila Nabuco, Ana Catherine Rocha.

E quem estava na feira aprovou a iniciativa. “Eu achei essa atividade muito importante, principalmente nesse período de Carnaval quando muitas pessoas esquecem-se de se prevenir”, disse Bruna Oliveira, que é estudante de enfermagem e ajuda os pais em uma das bancas da feira.