Unidade de saúde promove ações educativas com idosos e gestantes

Saúde
24/02/2017 15h50

A semana na Unidade de Saúde da Família (USF) Amélia Leite foi movimentada por ações de promoção a saúde para idosos e gestantes atendidos pelo Programa de Saúde da Família da Unidade (PSF) em parceria com a equipe do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (Nasf). Na manhã desta sexta-feira, 24, o grupo de grávidas que fazem o acompanhamento de pré-natal participou de uma atividade educativa sobre a importância dos cuidados preventivos durante a gestação.

De acordo com a fisioterapeuta do Nasf, Ana Catarina Medeiros, falar sobre atenção com coisas simples no dia a dia de uma gravidez é essencial mesmo para as mães mais experientes. "Falamos sobre as alterações fisiológicas e os aspectos sociais que envolvem essa fase tão delicada da vida da mulher, além de realizar exercícios que visam facilitar o parto, bem como outras instruções de alimentação", explicou.

Após as orientações e as atividades práticas feitas pela equipe do PSF, foi realizado o sorteio de alguns brindes, entre eles um berço portátil. A dona de casa Cleidiane Santos Januário, 33 anos, foi a ganhadora do berço e falou da satisfação de participar da ação. "Para mim foi ótima, muito proveitosa mesmo, pode esclarecer um pouco mais sobre a gestação, tanto para as mães de primeira viagem, quanto as como eu que já são mais experientes, estou no quarto bebê, meu primeiro menino e mesmo assim sinto que cada gravidez foi de um jeito", afirmou.

No início da semana, o grupo de idosos participou de atividades fisioterápicas, além de uma roda de conversa sobre nutrição e a importância da prevenção de doenças para um envelhecimento saudável. Na oportunidade também festejaram a chegada do carnaval com música e exercícios físicos.