Com fim da greve dos garis, coleta de lixo volta a ser normalizada em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
25/02/2017 10h58

Os garis e margaridas, contratados pela empresa Cavo, responsável pela limpeza pública de Aracaju, retornaram, na manhã deste sábado (25), ao trabalho, após decidir, em assembleia, pelo fim da paralisação da categoria. A decisão se deu dois dias após reunião na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), cujo objetivo foi buscar uma solução para a paralisação. Ontem, a Cavo e o sindicato da categoria chegaram à conciliação na Justiça Trabalhista. A empresa se comprometeu a fornecer os equipamentos adequados aos seus funcionários para a prestação do serviço com segurança e dignidade.  


O presidente da Emsurb, Mendonça Prado, comemorou o retorno das equipes de limpeza ao trabalho. “A gente fica imensamente satisfeito com o retorno da coleta de lixo na cidade. Realizamos uma reunião, um dia antes da audiência no Tribunal Regional do Trabalho, para dialogar com a Cavo e o sindicato, com o objetivo de colocar fim à greve. A prefeitura de Aracaju fez tudo que estava em sua alçada para evitar a paralisação, inclusive antecipando o pagamento de um fatura que só venceria em março. Com o fim da greve, o maior beneficiado é o cidadão aracajuano. Ficamos agradecidos aos trabalhadores que retornam às suas funções, sobretudo neste período de Carnaval, quando a cidade recebe visitantes”, destacou.


O fim da greve ficou atrelada a uma pauta consensuada que destaca 15 itens, incluindo a obrigação da empresa Cavo em fornecer os equipamentos de proteção individual, aumentar a quantidade de água para os trabalhadores que estão em atividade e fornecer fardamentos, entre outras questões. A paralisação dos garis e margaridas não foi provocada pela prefeitura, uma vez que a administração municipal até antecipou o pagamento de faturas à empresa justamente para garantir a limpeza da cidade.


Para este sábado, a Emsurb definiu as seguintes localidades que receberão a coleta do lixo doméstico: Cirurgia, Lamarão, Getúlio Vargas, Santo Antônio, Zona de Expansão, Jardins, Centro, Siqueira Campos, América, Grageru, Ponto Novo, Santos Dumont, Veneza, 13 de Julho e Farolândia. Na manhã deste sábado, equipes da Cavo realizaram a limpeza da área onde está ocorrendo o Rasgadinho.


Edital


Na manhã da última sexta-feira (24), Mendonça Prado concedeu entrevista coletiva para explicar como será realizado o contrato emergencial de limpeza de Aracaju. Na oportunidade, ele afirmou que, assim que o contrato for regularizado, a cidade estará limpa no prazo de 15 dias.


“Nós queremos dar total transparência a esse processo, dentro da legalidade. Nos reunimos com o presidente do Tribunal de Contas e apresentamos todos os dados necessários. Estamos adotando todas as medidas para deixar tudo claro. Na verdade, se trata de um contrato emergencial”, explicou Mendonça.


O presidente da Emsurb afirmou que, para regularizar a limpeza da cidade, após a escolha da empresa, será realizado o contrato emergencial por meio do Edital para Pré-Qualificação de Empresas destinadas a Execução dos Serviços de Limpeza Urbana, este que, assim que concluído, garantirá a cidade limpa no prazo afirmado, valendo a partir da segunda-feira, 6. “Com a contratação da Cavo ou de uma nova empresa, a coleta de lixo e varrição das ruas serão feitas o mais rápido possível. A cidade chegou a um estado de calamidade pública e isso não permitiremos continuar”, disse.


Segundo Mendonça, está sendo preparado o melhor modelo de contrato, do ponto de vista técnico, para atravessar o período de 180 dias de serviço paralisado. “Peço às autoridades sensibilidade nas questões com relação a esse processo, porque são 180 dias dificílimos para a população. Eu garanto que, em 15 dias, a cidade estará limpa como sempre foi”, frisou.