11ª edição do Passeio Ciclístico da Cidade marcará comemorações do aniversário de Aracaju

Transporte e Trânsito
06/03/2017 15h00

Já virou tradição e assim permanecerá. O passeio ciclístico que abre as comemorações pelo aniversário de 162 anos de Aracaju já tem data para acontecer, no próximo dia 12 de março. Será a 11ª edição do evento organizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A expectativa é reunir uma média de 700 praticantes do ciclismo para festejar a data e incentivar a prática, que alia saúde e sustentabilidade.

Como de costume, a largada ocorrerá na Colina do bairro Santo Antônio, onde a história da capital sergipana começou, mas de acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Selma Dantas, este ano terá um diferencial. “Até o ano passado o final do percurso era no parque da Sementeira, mas para atender a demanda dos participantes, este ano o percurso será por ruas do centro comercial com chegada também na Colina do Santo Antônio”, informou.

Não há necessidade de inscrição. Mas os interessados em participar, deverão a partir das 7h adesivar suas bicicletas no local da concentração e com este número de identificação concorrerão aos sorteios de várias bicicletas ao final do passeio. A saída está previstas para as 8h. Os primeiros 200 participantes a chegarem no local, ganharão viseiras como brindes de um dos patrocinadores. Mas além dela, é importante o uso dos equipamentos de proteção individual como capacete e cotoveleira, entre outros.

“O objetivo do passeio, que iniciou na outra gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, além de comemorar o aniversário da cidade é incentivar a bicicleta como modal de transporte sustentável e prática de promoção da saúde”, explicou a coordenadora. Ela acrescenta ainda que os servidores da Superintendência que pedalam no passeio ciclístico não participam dos sorteios, pois o foco é beneficiar principalmente o trabalhador que utiliza a bike como meio de transporte.

Além da SMTT na organização, o evento também contará com a colaboração da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que no dia estará com agentes do ciclopatrulhamento participando do percurso; da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a presença de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e também da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que disponibilizará banheiros químicos no local de concentração, além da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) e patrocinadores.