Produção de cupcakes temáticos é opção de renda para aracajuanas

Formação para o Trabalho
10/03/2017 17h00

Ao longo dos anos, a mulher vem conquistando significativamente o seu espaço no mercado de trabalho. Porém, ainda há um extenso caminho a ser percorrido para que ela alcance os mais diversos lugares de atuação profissional, não ocupados em virtude das barreiras discriminatórias. Em contrapartida, o empreendedorismo tem sido uma excelente saída para oportunizar as ideias e os negócios desenvolvidos pelas mulheres.

Atenta a isso, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) ofereceu no mês de março o curso de Cupcake Temático (12h), finalizado na última quinta-feira, 9, na Unidade de Qualificação Profissional José Joaquim dos Santos, situada no bairro Coroa do Meio. Estiveram presentes no encerramento, o presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, a diretora de Formação Profissional (Dirforp), Selma França, e o representante do CredPovo, Jilson Junior, que trouxe orientações a cerca dos serviços de microcrédito e formalização do Micro Empreendedor Individual (MEI) realizados pela Fundação.

De acordo com Luiz Roberto, as mulheres possuem dentro de si características que potencializam a sua entrada no mundo do empreendedorismo. "Elas são criativas, conseguem conciliar e executar com maestria diversas áreas da vida, tudo com muito empenho e foco", afirma Luiz. Para Selma França, esta capacitação é uma importante porta que se abre para as alunas que têm vontade de empreender em alguma atividade, mas ainda não deram o primeiro passo. "Agora que aprenderam um ofício, podem transformá-lo em uma profissão", acredita a diretora.

Cupcake Temático

Segundo a instrutora do curso, Elenilza de Andrade, a expectativa em torno do aprendizado das participantes é sempre muito grande. Durante as aulas, a confeiteira ensinou como confeccionar cupcakes de vários temas ligados à Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados. "É uma oportunidade de incentivo única, eu procuro passar o máximo de conhecimento que eu sei e as alunas demonstram interesse. A gente sente que a troca é recíproca", conta a instrutora.

Ela acredita que, a cada dia, as pessoas sentem a vontade de ingressar no mercado de trabalho ou no ramo do empreendedorismo. "As meninas estão querendo empreender e montar um negócio individual e neste ramo é possível vender e torná-lo rentável. Isso é algo que acrescentará positivamente na vida de cada uma", revela Elenilza, enfatizando o trabalho sério e responsável que a Fundat desenvolve junto às comunidades.

A aluna Kátia Nunes tem 40 anos e há pouco tempo abriu, na própria residência, um pequeno negócio no ramo da confeitaria. Ela deixou o emprego na área de contabilidade para se dedicar à paixão pelos doces e salgados. "Comecei fazer os cursos pela Fundat e hoje estou trabalhando para mim mesma, em casa, e toda vez que tem curso eu venho e me inscrevo para me aperfeiçoar mais", diz Kátia, que também trabalha com encomendas. "A gente nunca sabe demais, sempre vamos aprendendo coisas novas, quanto mais se aprende melhor", comenta a aluna em relação às práticas de desenho nos cupcakes que adquiriu durante o curso.