Situação do Castramóvel é discutida em reunião com vereadora

Saúde
15/03/2017 16h00

O secretário Municipal de Saúde, André Sotero, e o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Cassiano de Oliveira Fernandez, se reuniram na terça-feira, 14, com a vereadora Kitty Lima, militante da causa animal, para tratar sobre o Castramóvel - veículo onde serão realizadas cirurgias gratuitas de castração em cães e gatos machos.  Na ocasião, o gestor da pasta informou que o projeto está sendo finalizado.

“A gestão anterior abandonou o projeto do Castramóvel, mas já colocamos ele para frente. Também sou um defensor dos direitos dos animais e sei da importância do Castramóvel. Já foi autorizada a compra dos insumos, a contratação dos veterinários e auxiliares e estamos resolvendo também a questão da plotagem do veículo. Então posso dizer que faltam apenas alguns ajustes para o Castramóvel começar a funcionar”, detalhou o gestor da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O coordenador do CCZ confirma que o projeto já está totalmente encaminhado. “Só falta a gente fechar as parcerias que são obrigatórias perante a lei, para que o Castramóvel comece a funcionar. Precisamos, por exemplo, de uma instituição de ensino para dar um suporte e já temos uma reunião marcada com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mas o projeto já está totalmente encaminhado e o nosso intuito é colocar o Castramóvel para funcionar ainda no primeiro semestre deste ano, para conseguirmos ter um controle populacional dos animais e também evitar as zoonoses”, informou.

Reunião proveitosa

Para a vereadora, Kitty Lima, a reunião com o secretário e o coordenador do CCZ foi proveitosa. “Precisávamos de uma resposta final sobre o Castramóvel e fomos informados de que o projeto já está em fase de finalização, o que é muito bom. Além dessa questão, aproveitei para falar sobre um sonho que temos que é o retorno da equoterapia, um tratamento importante para as pessoas com deficiência que funcionava no Parque da Cidade. O secretário gostou da ideia e disse que nos dará apoio no que for possível”, contou.

Outro ponto abordado durante a reunião foi a questão do terreno onde está instalado o CCZ, no bairro Capucho. “Estamos empenhados em descobrir quem, de fato, é o proprietário do terreno em que está instalado o Centro de Zoonoses, há mais de 30 anos, e o departamento jurídico da Secretaria já está analisando a possibilidade de entrar com recurso da usucapião para aquela área”, comentou.