Começa a entrega dos kits para Corrida Cidade de Aracaju

Juventude e Esporte
16/03/2017 14h40

Começou nesta quinta-feira, 16, a entrega dos Kits para a 34ª edição da Corrida Cidade de Aracaju. Em apenas 3 horas, mais de 650 pessoas já haviam passado pelo ponto de entrega, que fica no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Aracaju, localizada na Rua Frei Luís Canolo de Noronha, 42 - Ponto Novo, Aracaju - SE. É importante frisar que a retirada vai até às 11h desta sexta-feira, 17. Nesse ano todos os corredores estão sendo convocados a exercer a solidariedade,  pois a prefeitura, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), lançou uma campanha de doação de 1 kg de alimentos, que serão destinados a instituições de caridade de Aracaju. A contribuição é voluntária.

O presidente da Federação Sergipana de Atletismo, Orliandes Barros, que faz parte da organização do evento e acompanhou o início do processo de entrega dos kits, ficou impressionado com o grande movimento de pessoas que estavam aguardando pelo momento da retirada. “Quando eu vi a quantidade de pessoas, aquilo me assustou, mas a agilidade dos atendentes e a qualidade do serviço, superou minhas expectativas.” destacou o presidente.

Para o coordenador de esportes de alto rendimento da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), Sérgio Thiessen, que já está em sua terceira participação como coordenador, esse ano os destaques vão para o número recorde de inscritos: dois mil atletas, a participação de competidores de 16 estados e o ponto extra de hidratação com água de coco. “Esse ano temos esses diferenciais e acredito, pelo que vimos até agora, que essa já é de longe a melhor edição da Corrida Cidade de Aracaju", declarou.

A prova terá largada simultânea para os 3 percursos, impreterivelmente às 16 horas. Na prova dos 25 km, a largada será na Praça Getúlio Vargas, na cidade de São Cristóvão. Para os 10 km, o início será na rótula de entrada do bairro Eduardo Gomes, já a largada do percurso de 5 km, será na Avenida Desembargador Maynard, próximo ao Bairro América. A chegada de todas as provas será na Praça Inácio Barbosa (Praça do Mini Golfe), em Aracaju.

Os atletas devem ficar atentos, pois a organização oferecerá transporte gratuito para os locais de largada. Todos os ônibus sairão da Praça Inácio Barbosa (Mini Golfe), obedecendo os seguintes horários: com destino a São Cristóvão (25 km), das 12h às 14h; com destino aos pontos de largada dos 10 km e 5 km - saídas das 13h30 às 14h30.

Personagens

O que seria de uma prova de rua sem os atletas anônimos? São eles que levam toda a alegria para as ruas da capital. Como seu Valdemir Vieira de Góis, de 57 anos, que vai para sua décima sétima participação e sempre em busca de melhores resultados. Seu Valdemir participa na categoria de 55 a 59 anos e diz que corre porque o esporte só traz benefícios à saúde. “Não posso parar! vou continuar, continuar, e continuar.” enfatizou.

A Corrida Cidade de Aracaju também se destaca por receber atletas de outros estados, como o paulistano Bruno André, de 32 anos, que aproveitou as férias para conhecer Aracaju e correr nos 10 km da prova. “Como trabalho viajando, em todas as cidades que passo e vejo que tem uma corrida, eu corro. Já participei da Pampulha, Meia-maratona do Rio, São Silvestre, e esse ano resolvi participar da Corrida Cidade de Aracaju. Estou muito feliz, porque achei a cidade muito bonita, limpa, e o sol daqui não tem igual, é tudo muito lindo.” disse o sorridente Bruno.

Outro cidadão “estrangeiro” na prova é David Benedito de Macedo, esse atleta de verdade, pois faz parte da tradicional equipe do Cruzeiro de Minas Gerais e participa pela primeira vez Cidade de Aracaju. “Optei por correr aqui por causa do trajeto, que é bem difícil, e que vai servir de preparação para a Maratona de São Paulo, o meu foco principal nesse primeiro semestre. Nem por isso, deixo de sonhar em subir ao pódio aqui em Aracaju. Vou correr os 25 km e, ao final, quero estar entre os 5 primeiros colocados. Para isso minha estratégia é acompanhar os outros companheiros de Cruzeiro”, revelou.

Mas a Corrida Cidade de Aracaju não tem apenas a participação de atletas masculinos, as mulheres também gostam de correr. É o caso de Ana Cláudia Fonseca, de 45 anos, que vai participar pela segunda vez. Ano passado o percurso escolhido foi o de 10 km. Para esse ano o objetivo é mais ousado, concluir a prova de 25 km. Mas para enfrentar esse desafio ela vem se preparando de forma adequada e há algum tempo, tanto que já enfrentou a meia maratona de São Paulo e vem se preparando em um clube de corrida também. “Eu já corro há 4 anos e tinha o sonho de correr os 25 km da Corrida Cidade de Aracaju, que é o mais tradicional. Claro que não tenho a pretensão de disputar pódio, mas quero concluí-la bem, dentro daquilo que foi planejado por meu professor”, enfatizou Ana Cláudia.

Para o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, ver esses depoimentos e toda movimentação que a Corrida Cidade de Aracaju gera nas pessoas é muito gratificante. “Nós pudemos ver e sentir de perto a ansiedade que a corrida causa nos atletas na hora da retirada dos kits. É uma grande festa do esporte, quando comemoramos o aniversário de 162 anos de nossa capital, e os 34 anos da Corrida Cidade de Aracaju. Por isso, nós da Sejesp estamos muito empenhados desde o início da gestão, para que tudo saia dentro do planejado” encerrou o secretário.